ES em alerta vermelho para chuvas fortes até o Natal
"São grandes as chances de ocorrência de danos a propriedades, a vegetação, a vida de pessoas e animais", alerta o Incaper
Escute essa reportagem
O Espírito Santo está em alerta vermelho para o risco de chuvas fortes até o Natal, no próximo domingo (25). O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) publicou um aviso meteorológico especial de atenção para condições favoráveis de "acumulados significativos de chuva" em todo o Estado a partir desta quarta-feira (21).
"São grandes as chances de ocorrência de danos a propriedades, a vegetação, a vida de pessoas e animais. Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652", orienta o Incaper.
Outro instituto que adverte para o risco de grandes acumulados de chuva nos próximos dias no Estado é o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o instituto, o volume acumulado de chuva até a próxima segunda-feira (26) pode ultrapassar os 150 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água em um metro quadrado) no Espírito Santo.
O Inmet emitiu um alerta de perigo para ocorrência de chuvas e ventos fortes em todo o Estado.
Toda essa chuva é causada por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que consiste em um corredor de nebulosidade. Esse fenômeno costuma causar dias seguidos de chuva e provocar grandes volumes de chuva, que causam ocorrências como alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.
Previsão do tempo
O verão começa com tempo instável no Espírito Santo devido ao reforço da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Estado. São esperadas chuvas ao longo do dia, podendo ser fortes em alguns momentos e acarretando em acumulados significativos pelas regiões capixabas.
Leia mais: Verão começa nesta quarta com previsão de temperaturas altas e chuva forte no ES
VÍDEOS | Chuva alaga ruas, lavouras e causa deslizamentos no Sul do ES
Mais de 1.500 pessoas fora de casa por conta das chuvas no ES
Chuva derruba pontes, bloqueia estradas e isola moradores no ES
Comentários