Defesa Civil: evite viajar e deixar crianças nas ruas por conta das chuvas
Coletiva de imprensa foi realizada sobre a situação climática no Estado
A Defesa Civil fez alertas à população na tarde desta quarta-feira (21), quando aconteceu uma coletiva de imprensa sobre a situação climática no Espírito Santo. As fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias deixaram ruas alagadas, provocaram quedas de árvores e até o desabamento de uma casa no Norte do Estado.
Diante da situação, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, ressaltou que a população deve ficar atenta aos avisos enviados pelo governo e adiar viagens programadas enquanto a chuva forte continuar.
"Não viagem, aguardem a chuva passar. Importante que não deixem crianças brincarem no meio da chuva, naquelas correntezas também, porque podem ser arrastadas", alertou. O coronel também recomendou que as pessoas abandonem suas casas se estiverem em local de risco, podendo buscar abrigos na prefeitura em caso de necessidade. "O meu apelo maior é que a comunidade também faça parte do sistema. A sociedade tem que praticar também o auto salvamento", completou.
PREVISÃO
Mais cedo, a Defesa Civil divulgou um boletim de avisos meteorológico, alertando para a previsão de chuvas persistentes de intensidade moderada a forte, com chances de descargas elétricas, trovoadas e vento intenso.
A situação é mais alarmante no setor Oeste, Caparaó, Sul e Regiões Serrana e Central do Estado, onde há alto risco excepcional devido a condições de tempo severo nesta quarta-feira (21).
Em todo o território capixaba, segundo o aviso da Defesa Civil, há chances de chuva persistentes de forte intensidade, acompanhada de raios, trovoadas e vento intenso, também sendo esperados acúmulos de água expressivos em todo o Estado ao longo do dia.
Dentre os riscos associados estão alagamentos frequentes, enxurradas, inundações, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e deslizamento de terra. Já na quinta (22) e sexta-feira (23), a previsão indica uma leve redução na intensidade e na frequência das chuvas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários