”Calorão” no ES faz cidade registrar 43 graus
As temperaturas aumentam em todas as regiões
Escute essa reportagem
O “calorão” que tem feito no Espírito Santo nos últimos dias fez com que até as temperaturas nas montanhas capixabas, onde o clima geralmente é mais ameno, subissem. Na tarde desta quinta-feira (2), um termômetro instalado ao lado da Praça Colombo Guardia, no Centro de Alfredo Chaves, marcou 43ºC.
A microempresária e cozinheira Jaluza Peixoto, de 34 anos, tem um food truck estacionado no local e revelou que a onda de calor foi registrada por volta das 15 horas.
“O dia já amanheceu com muito sol e calor, mas após o almoço as temperaturas ficaram mais quentes. Brincamos aqui que Alfredo Chaves é o ‘caldeirão’”, disse.
No dia 20 de janeiro de 2019 Alfredo Chaves registrou 38,4ºC. Na época, a temperatura não só foi a maior registrada no Estado, como a segunda maior do País, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Leia mais:
Previsão de 41ºC para cidades do ES neste fim de semana
Confira as principais notícias no ES nesta manhã
Previsão do tempo para o fim de semana
De acordo com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sábado será de sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, nas regiões Sul e no sul serrano. O sol predomina e não há previsão de chuva nas demais áreas do Estado.
O vento sopra com moderada intensidade no litoral sul e na Grande Vitória. Em alguns momentos do dia, as rajadas podem ser de forte intensidade no litoral sul. As temperaturas aumentam em todas as regiões.
Já o domingo será de tempo instável em todo o Espírito Santo. A combinação entre calor e umidade irá favorecer o aumento de nebulosidade, a partir da tarde, e a ocorrência de pancadas de chuva com trovodas nas regiões Sul, Serrana, na Grande Vitória e no sul do Noroeste.
As demais têm variação de nebulosidade e não há previsão de chuva. O vento sopra com moderada intensidade no litoral do Estado.
Leia mais:
Clima esquenta e sexta-feira será de sol no ES
Paraguai usa energia paga por brasileiros a Itaipu e já deve R$ 9 bi
Comentários