Uma mulher no comando da Justiça do ES. Conheça a nova presidente
Janete Vargas Simões foi eleita presidente da Corte para o biênio 2026/2027, em votação unânime dos desembargadores

Pela primeira vez na história, a Justiça do Espírito Santo será chefiada por uma mulher. Trata-se da desembargadora Janete Vargas Simões, eleita na quinta-feira (2), por unanimidade, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) para o biênio 2026/2027.
A eleição foi realizada pelos 29 atuais desembargadores efetivos, por votação secreta, durante sessão administrativa do Pleno, que também elegeu Fernando Zardini para a vice-presidência; Ewerton Schwab Pinto Júnior para Corregedor-Geral de Justiça e Robson Luiz Albanez para vice-corregedor-geral de Justiça.
“São 35 anos de magistratura. Firmo meu compromisso de continuar trabalhando com muita transparência e segurança ao lado dos meus colegas desembargadores, servidores, advogados e demais poderes constituídos. Nunca fui magistrada de gabinete, sempre fui magistrada de participar ativamente da comunidade. E quero continuar da mesma forma”, disse a desembargadora.
Desde 1891 – quando os primeiros desembargadores foram nomeados no ES –, 71 homens ocuparam o comando do TJ, que só foi começar a ter integrantes mulheres a partir de 2005, quando Catharina Maria Novaes Barcellos se tornou a primeira mulher desembargadora do Espírito Santo.
Atualmente, além de Janete, há outras cinco mulheres atuando como desembargadoras no Espírito Santo.
Janete Vargas Simões é natural de Barra de São Francisco e se formou em Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com carreira na magistratura, chegou ao TJ-ES em 2014, tendo sido promovida pelo critério de merecimento. Ela foi a terceira mulher a ocupar a cadeira de desembargadora do TJ-ES.
A nova presidente da Justiça Estadual comandou a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), entre 2002 e 2004, e foi vice-presidente da Amages de 2020 a 2024.
Atualmente, ela representa a Região Sudeste na Diretoria do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec).
Perfil
Janete Vargas Simões
Natural de Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo, Janete se formou em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É mestre em Direitos e Garantias Fundamentais, especialista em Psicologia Jurídica, em Direito Penal e Processual Penal e em Direito Civil.
Ela tornou-se desembargadora em 2014, tendo sido promovida por merecimento.
Também já presidiu a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) e, desde 2020, é diretora da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Esmages).
No Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), Janete é substituta desde 2022.
Familiares
Carinho do marido

Ao final da sessão do Pleno que a elegeu como nova presidente do TJ-ES, a desembargadora Janete Vargas Simões não escondeu a emoção e abraçou familiares presentes, incluindo um beijo e um longo abraço em seu marido, o desembargador aposentado Carlos Simões Fonseca, que encerrou sua passagem pelo TJ-ES em julho deste ano.
Namyr será o presidente do TRE

A sessão do Pleno do TJ-ES de quinta-feira (2) também elegeu o próximo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), para o biênio 2026/2027. Será o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, atual vice-presidente do TJ-ES. O magistrado recebeu 21 votos e superou o desembargador Willian Silva, que recebeu oito votos.
Natural de Vitória, o desembargador tem 66 anos e se formou em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Está no TJ-ES desde 2009 na vaga do Quinto Constitucional, destinada à OAB-ES.
Antes disso, já foi juiz substituto do TRE-ES, na classe dos advogados, e membro do Conselho da Procuradoria-Geral do Espírito Santo. De 2022 a 2023, Namyr foi vice-presidente e corregedor regional eleitoral da corte eleitoral.
Já para a vice-presidência do tribunal, foi eleito o desembargador Arthur José Neiva de Almeida. Ele recebeu 18 votos, superando os colegas Eliana Junqueira Munhós Ferreira (6 votos) e Dair José Bregunce de Oliveira (5 votos).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários