X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tensão na reta final da eleição para a presidência da OAB

Candidatos trocam acusações nos últimos dias antes da votação, que será realizada na próxima sexta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tensão na reta final da eleição para a presidência da OAB
Ben-Hur Farina, Erica Neves e José Carlos Rizk são os candidatos a presidir a seccional capixaba da OAB |  Foto: Divulgação

A eleição para definir o novo presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) ocorre na próxima sexta-feira, e o clima entre os três candidatos é de tensão.

Ontem, o grupo do candidato Ben-Hur Farina protocolou, na Polícia Federal, um pedido de investigação sobre áudios envolvendo a também candidata Erica Neves. O pedido afirma que os áudios “apontam indícios de tráfico de influência e abuso de poder econômico” por parte de Erica.

O documento também foi protocolado na Comissão Eleitoral da OAB-ES, solicitando a cassação da candidata. O teor do áudio envolve uma conversa entre uma mulher, que supostamente seria de Erica, conversando com um fornecedor da OAB.

Procurada, Erica Neves garantiu que o áudio é falso e informou ainda que entrou com uma ação contra o atual presidente da OAB-ES e candidato à reeleição, José Carlos Rizk Filho.

Segundo documento da defesa da advogada e candidata, o material teria sido disseminado por integrantes da chapa de Rizk com o objetivo de influenciar no resultado das eleições.

Procurado, Rizk enviou à reportagem um laudo pericial de comparação de locutor assinado pelo perito da Polícia Civil Renan Costa Loyola, solicitado pelo advogado Alencar Ferrugini.

“Após análise minuciosa dos arquivos encaminhados, que a relevância (raridade) e a recorrência (frequência) das convergências foram encontradas nas comparações realizadas entre o áudio sonoro questionado e padrão, este perito conclui que o resultado obtido (evidências) suporta fortemente a hipótese dos registros vocais do locutor, identificado no material sonoro padrão como ‘Erica Neves’, ser a fonte das falas questionadas”, diz o material.

O documento acrescenta que não foram encontradas edições fraudulentas ou utilização de Inteligência Artificial para manipulação de falas nos diálogos analisados.

Reforça, ainda, que “as falas atribuídas à pessoa identificada como ‘Erica’/‘Erica Neves’, encontradas no arquivo descrito na subseção IV.9, não foram criadas artificialmente, sendo todas elas recortes retirados na íntegra do arquivo que continha a totalidade dos diálogos, e foram objeto de análise de comparação de locutor (…)”

SAIBA MAIS

Os candidatos

José Carlos Rizk Filho

> Está em seu segundo mandato como presidente da OAB-ES e busca o terceiro consecutivo. Tem uma trajetória de 20 anos como advogado trabalhista.

> Professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho, destacou-se como o mais jovem presidente da OAB na história, tendo também liderado a Associação da Jovem Advocacia (AJA) após uma carreira como líder estudantil.

Ben-Hur Farina

> Advogado com mais de três décadas de experiência. É especialista na área trabalhista. Em 2022, assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).

> Em sua trajetória na OAB-ES, ocupou cargos como secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas.

Erica Neves

> Graduada desde 1999, possui especializações em Direito Empresarial e Direito do Consumidor.

> Já ocupou o cargo de secretária-geral adjunta na OAB-ES e agora atua como diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).

Votação

> A votação será na próxima sexta-feira, das 9 horas às 17 horas e seguirá o modelo direto. Apenas os advogados regularmente inscritos na Ordem podem votar, o que significa um eleitorado em torno dos 18 mil. O mandato será de três anos e o eleito vai assumir no início do ano que vem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: