X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Senador capixaba é cotado em Ministério

Contarato é um dos nomes favoritos para assumir o lugar de Flávio Dino na Justiça. Líder petista diz que partido daria apoio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Senador capixaba é cotado em Ministério
Contarato era delegado de polícia e tem atuação aprovada pelo PT, segundo líder. O capixaba não se manifestou |  Foto: Divulgação

Após o nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ter sido aprovado para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), o posto de titular da pasta está vago. Um dos cotados para ocupá-lo é o senador capixaba, Fabiano Contarato (PT).

A informação foi obtida por A Tribuna com interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve no Estado na última sexta-feira, em evento para a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra.

Perly Cipriano (PT), liderança histórica do partido no Espírito Santo, confirma que o assunto já foi abordado em âmbito estadual e nacional.

“Já se falou sobre isso, mas não temos nada formal a respeito. Volta e meia perguntam porquê não colocam o Contarato. Ele é delegado, várias pessoas já indagaram isso aqui no Estado e lá em Brasília”, confirmou o petista.

Além disso, Cipriano comentou que Lula é um dos maiores entusiastas da ideia. “O presidente gosta muito do senador Contarato, ele fez, pessoalmente, muito esforço para que o senador viesse para o PT”, afirmou.

Ainda segundo ele, caso o nome de Contarato fosse oficialmente indicado ao ministério da Justiça, o senador teria apoio da base petista e de toda a militância.

“Com certeza a militância estaria com Contarato, já que todos gostam dele. A atuação do senador surpreendeu positivamente muitas pessoas, pois ele tomou para si a defesa de muitos temas complexos”, finalizou.

Ainda não há previsão para que o novo ministro da Justiça seja escolhido pelo Presidente da República. No entanto, já é sabido que o futuro da pasta pode indicar um desmembramento.

Uma das promessas de campanha de Lula é de que o ministério seria dividido em dois, formando assim as pastas de Justiça e de Segurança Pública. Apesar da promessa, Lula ainda não bateu o martelo a respeito desta possível decisão.

A reportagem entrou em contato com as equipes do senador Fabiano Contarato e da deputada federal e presidente do PT no Espírito Santo, Jack Rocha (PT), porém, até o fechamento da edição, não houve retorno de ambas as partes.

SAIBA MAIS

Outros nomes que podem assumir

Ricardo Lewandowski

O Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é um dos favoritos para ocupar a vaga deixada por Flávio Dino no Ministério da Justiça. Durante a transição entre o governo de Jair Bolsonaro (PL) ao de Lula (PT), ele era um dos nomes cotados para a pasta posteriormente assumida por Dino.

Fontes ligadas ao Partido dos Trabalhadores alegam que o ex-ministro teria recusado as sondagens para assumir a pasta de Justiça.

Simone tebet (MDB)

A atual ministra de Planejamento e Orçamento é bem avaliada por Lula e pelo Congresso, no entanto o nome sofre certa rejeição, já que parte da base petista prefere que um nome mais à esquerda seja escolhido para a pasta neste momento.

A citação ao nome de Tebet é atribuída ao forte lobby do MDB para ampliar a participação no governo.

Jorge Messias

O advogado-geral da União, que também foi um dos nomes cotados para assumir a vaga no STF, é um dos prediletos do PT. No entanto, a pouca experiência política do AGU pesa contra ele no Planalto.

Ricardo Cappeli

Nomeado interventor do Distrito Federal depois do 8/1, conhece os corredores do Ministério e tem conhecimento em segurança pública. Favorito de Dino.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: