X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Relator aceita denúncia contra Carla Zambelli no Conselho de Ética

O relator havia pedido para adiar a leitura do parecer porque a deputada não estava na sala no início da sessão, mas depois a parlamentar compareceu


Ouvir

Escute essa reportagem

O deputado João Leão (PP-BA), relator da denúncia contra Carla Zambelli (PL) no Conselho de Ética da Câmara, votou a favor da continuidade de um processo contra a parlamentar no colegiado.

O relatório ainda precisa ser votado pelo Conselho de Ética. O processo contra Zambelli pode terminar com a cassação da deputada.

Veja mais notícias sobre Política aqui

O relator havia pedido para adiar a leitura do parecer porque a deputada não estava na sala no início da sessão, mas depois a parlamentar compareceu. Nesta quarta-feira (2), Zambelli foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Leão afirmou que queria ouvir Zambelli antes de apresentar o relatório. Após ser informado de que a deputada estava na Câmara, o relator voltou atrás e decidiu ler a decisão. A parlamentar apareceu na sessão um tempo depois.

No conselho, Zambelli foi denunciada por "ter extrapolado as prerrogativas parlamentares" ao xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA). A Comissão analisa nesta quarta-feira pareceres preliminares referentes a dez processos em análise no colegiado.

"Do vídeo e das notas taquigráficas, despontam elementos suficientes de autoria e materialidade relativos à possibilidade de que a representada teria proferidos xingamentos graves e supostamente achincalhando a honra de Duarte Junior, cenário habitual a suportar o prosseguimento deste feito", afirmou o relator.

Eu acho que esse Conselho de Ética tem que ser rigoroso com qualquer parlamentar que venha a não cumprir a ética, o decoro parlamentar. [...] Esta Casa se encontra em um momento muito delicado. São reiteradas as ocorrências em que os congressistas não têm freado seus ímpetos, desbordando para a agressão verbal", disse Leão.

Em sua defesa, Zambelli disse que foi provocada e que os deputados a chamaram de "espanhola", na intenção de dizer que ela foi prostituta.

"O fato, apresentado pelo PSB, não traz a veracidade dos fatos. Naquele dia, a audiência estava muito barulhenta. Existe um vídeo em que eu apareço falando a apalavra, mas não mandei a pessoa para aquele lugar. Não mandei ninguém. [...] Queria que o senhor se colocasse na minha posição, tendo um filho de 15 anos, um marido militar, nordestino, que escutam as pessoas me chamando de prostituta", afirmou a deputada.

Além da operação contra Zambelli, a PF prendeu na manhã desta quarta-feira, em Araraquara (SP), Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker da Vaza Jato. Eles são investigados pela invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão).

RELATOR PROPÔS PEDIDO DE DESCULPAS

Leão propôs à deputada um pedido de desculpas públicas ao colega, como acordo e alternativa à denúncia. Zambelli aceitou, mas a possibilidade foi vetada após o deputado Mário Heringer (PDT-MG) alertar que a sugestão não é válida pelo regimento da Casa.

O deputado Duarte Júnior (PSB-MA) também negou aceitar o pedido de desculpas. "Se ela desse início à sua fala, reconhecendo seu erro, nós poderíamos imaginar de que fato ela está arrependida. Mas foi uma fala cheia de contradições. [...] Não vamos abrir mão dessa representação. É importante ter uma decisão com caráter punitivo", disse

PROCESSO CONTRA ZAMBELLI

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi denunciada no Conselho de Ética da Câmara pelo colega Duarte Júnior. A representação foi motivada após ela ter ofendido o parlamentar e tê-lo mandado "tomar no c*".

A frase teria sido proferida quando Duarte discordou e confrontou a parlamentar sobre uma declaração. Em um vídeo, é possível ouvir a frase enquanto deputados bolsonaristas apoiam Zambelli e afirmam que ela foi "provocada".

Segundo Duarte Júnior, Zambelli tem comportamento que "extrapola" o campo democrático e atinge os lugares mais "baixos da não política".

Já Zambelli disse que, por diversas vezes na audiência, Duarte —"que jamais ouviu falar"— citou o seu nome de maneira "desrespeitosa". A parlamentar também acusou o deputado de contar "piadas preconceituosas sobre o seu estado".

Leia mais:

Alvo da PF, Zambelli enfrenta ao menos 4 ações eleitorais com pedido de cassação

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Da cadeia, Armandinho Fontoura pede prisão de vereador de Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: