PF marca depoimento de senador capixaba Marcos do Val para a próxima semana
Marcos do Val vai ser ouvido em investigação sobre suposta trama golpista que denunciou nas redes sociais no início do ano
Escute essa reportagem
A Polícia Federal marcou para a próxima quarta-feira (19) o depoimento do senador capixaba Marcos do Val (Podemos) para que ele explique a suposta trama golpista denunciada por ele nas redes sociais, em fevereiro deste ano. O plano envolvia o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). As informações são da CNN Brasil.
Na quarta-feira (12), o ex-presidente prestou depoimento à Polícia Federal sobre o caso, na condição de testemunha, e confirmou que compareceu em uma reunião com Marcos do Val e com ex-deputado federal Daniel Silveira, em 8 de dezembro do ano passado. No entanto, negou que tenham discutido um plano golpista na ocasião.
Leia mais notícias de Política aqui
O ex-presidente disse que o encontro durou cerca de 20 minutos no Palácio do Alvorada e afirmou ainda que nunca foi próximo do senador capixaba.
Em junho deste ano, a PF realizou operação em endereços ligados a Marcos do Val e também no Senado com autorização do ministro Alexandre de Moraes, que ainda determinou que o parlamentar seja ouvido. Foram apreendidos computadores, pen drives e celular.
A operação faz parte da investigação aberta por determinação do ministro, após do Val apresentar versões diferentes sobre o suposto plano golpista. Inicialmente, o capixaba acusou Bolsonaro e Silveira de organizarem uma reunião, no fim do ano passado, para propor ao senador a participação em um plano de golpe de Estado.
O senador contou, à época, que a ideia era gravar uma conversa dele com ministro Alexandre de Moraes, que também é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ele seria instigado a admitir que estava extrapolando os limites constitucionais. Desta forma, pediram a prisão do ministro e a anulação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, as contas em rede social de Marcos do Val estão bloqueadas por determinação de Moraes. O capixaba está de licença médica para tratar de problemas de saúde.
Leia mais
“Foi um presente de aniversário indigesto”, diz Marcos do Val
Polícia Federal pediu a prisão de senador capixaba, mas Moraes negou
PF encontra 'roteiro de golpe' em celular de Mauro Cid, diz revista
Comentários