X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

ES tem 4 advogados em lista para vaga de desembargador da Justiça Federal

Dalton Santos Moraes, Alexandre Zamprogno, Rafael Freitas de Lima e Eduardo Xible Ramos concorrem ao Tribunal Regional da 2ª Região


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem ES tem 4 advogados em lista para vaga de desembargador da Justiça Federal
Rizk, presidente da OAB-ES, com Zamprogno, Rafael, Dalton e Eduardo, os nomes que estão na lista sêxtupla |  Foto: Divulgação

Quatro advogados do Espírito Santo foram escolhidos para concorrer a uma vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) com outros dois candidatos. São eles Dalton Santos Moraes, Alexandre Zamprogno, Rafael Freitas de Lima e Eduardo Xible Salles Ramos.

Os quatro se juntam a Alfredo Hilário de Souza e Thaís Marçal para compor a lista sêxtupla anunciada pelo Conselho Pleno Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

“Sinto-me muito honrado em ser e representar a advocacia na formação dessa lista e sei que foi apenas a primeira etapa, mas eu acredito que chegou o momento do Espírito Santo ter um representante legítimo no TRF”, afirmou Ramos.

O ofício com a lista será encaminhado ainda nesta semana ao TRF2. A vaga para a qual os indicados concorrem é decorrente da posse do desembargador federal Messod Azulay Neto no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Recebi a indicação com alegria e com o sentimento de que dessa vez poderemos ter um capixaba escolhido. Nos últimos 35 anos ainda não tivemos um capixaba escolhido” disse Zamprogno.

A comissão de arguição foi responsável por avaliar os candidatos. Os candidatos responderam a questionamentos sobre diversos temas, como o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a atuação em prol da igualdade de gênero enquanto desembargador, julgamentos presenciais e remotos, entre outros temas.

Cada aspirante teve três minutos para uma apresentação pessoal, e durante a sabatina, dispuseram também de três minutos cada.

“Aguardo a votação da lista tríplice com serenidade e reafirmando os compromissos que firmei no Conselho Pleno sobre o que tange os julgamentos presenciais e remotos, a garantia da sustentação oral nos tribunais superiores, a aplicação de um sistema de precedentes, dentre outras questões caras à sociedade, ao judiciário e à advocacia", afirmou Rafael Freitas de Lima. A reportagem não conseguiu localizar Dalton Santos Moraes.

Quem são os quatro e quais as chances

Dalton Santos Moraes

É procurador Federal da Advocacia-Geral da União e também Professor de Direito Administrativo e Constitucional na Faesa.

E também é mestre em direito processual civil e pós-graduado em direto do estado e administrativo.

Foi candidato do Novo para a prefeitura de Vila Velha em 2020.

Rafael Freitas de Lima

É o único criminalista na disputa pelo cargo, sendo especialista em Processo Penal e Direito Penal Econômico.

Atuou como diretor de Direito Penal na Comissão de Prerrogativas da OAB-ES e foi vice-presidente da Associação de Advogados Criminalistas do Estado do Espírito Santo (Abracrim/ES), sendo representante nacional da mesma.

Alexandre Zamprogno

É presidente da escola superior de advocacia da OAB. Também foi procurador geral dos municípios de Vitória, Cariacica e da Câmara de Vereadores da Serra.

Eduardo Xible Salles Ramos

Graduado em Direito pela Unesc e em Ciências Contábeis pela Faesa, ele é especialista em Direito Eleitoral pela PUC-MG, em direito tributário pela IDP-Brasília, em Finanças Públicas pelo IDP-Brasília e foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado (TJD-ES), além de estar atuando como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) em mandato que vai de novembro de 2022 até novembro de 2024.

Votos

Na composição da lista sêxtupla, Dalton Santos Moraes recebeu o maior número de votos (26). Zamprogno recebeu 25 votos, Rafael Freitas de Lima recebeu 22 votos e Eduardo Xible Salles Ramos venceu 20 votos.

A lista agora segue para o TRF2 que irá reduzir a lista para três nomes, que serão enviados para o presidente Lula, que nomeará o novo integrante da segunda instância do Tribunal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: