Carlos Simões Fonseca toma posse como novo presidente do TRE-ES
Desembargador estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba durante as Eleições Municipais de 2024
Escute essa reportagem
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) tem um novo presidente. Nesta quarta-feira (13), o desembargador Carlos Simões tomou posse do cargo para o biênio de 2024/2025 — ele estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba durante as Eleições Municipais do ano que vem.
Na solenidade, realizada no auditório do Tribunal, o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira foi empossado como vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral.
Em seu primeiro discurso como presidente do TRE-ES, Carlos Simões fez um balanço sobre sua trajetória no setor público e refletiu sobre o papel da Política na sociedade.
"Assumo hoje a Presidência desta Corte Eleitoral, buscando promover uma cultura do diálogo, do respeito, do compromisso com a eficiência e a transparência em todas as ações, da busca permanente de cooperação e interlocução com todos os atores do processo eleitoral, o que espero compartilhar com este qualificado colegiado, que reúne representantes da Justiça Estadual de 1ª e 2ª instâncias, da Justiça Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, além da Procuradoria Regional Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, cada um com suas formações hauridas do exercício das respectivas áreas de atuação profissional, complementadas pela formação acadêmica e pela especialização que cada membro traz em sua área específica, o que contribui muito para o reconhecimento do bom trabalho desempenhado por esta Corte e para o seu prestígio junto à população capixaba, sobretudo quando toma decisões controvertidas, o que, certamente, influencia na legitimidade das eleições", afirmou.
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Estado, Renato Casagrande; o atual presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Fábio Clem de Oliveira e o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Samuel Meira Brasil Júnior.
Comentários