Orson Lemos, do TRE, acredita que abstenção em Olinda e em Paulista será menor
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Orson Lemos, espera que votação seja rápida e sem filas
Escute essa reportagem
A votação para o segundo turno em Olinda e Paulista já começou neste domingo (27), às 8h, com 535.509 eleitores aptos a decidir o futuro de suas cidades.
Apesar da falta de confiança dos eleitores na classe política de modo geral, o ato de votar dá ao cidadão o direito de cobrar e demitir o gestor ou gestora em quatro anos, caso ele ou ela não atenda às expectativas.
Para o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, a votação deve ser tranquila nas duas cidades da Região Metropolitana do Recife, as únicas em Pernambuco com mais de 200 mil eleitores que estão elegendo prefeito e vice-prefeito. Ele também acredita que a abstenção neste segundo turno será inferior a do 1º turno.
“Olinda teve uma abstenção de 19% e Paulista de 20%. Esperamos que isso diminua, que os eleitores compareçam e exerçam a cidadania."
Orson espera que as filas sejam rápidas
“Mais uma vez, estamos aqui cumprindo o calendário democrático. Às 8h, todas as urnas começaram a apurar o 2º turno. Em Pernambuco, nós temos Olinda e Paulista. Olinda com 300.296 eleitores e Paulista com 235.213 eleitores que deverão comparecer hoje às urnas. Às 7h da manhã, todas as 1.528 urnas foram ligadas para emissão da zerésima”, declarou Lemos.
Para o segundo turno, há 1.624 urnas eletrônicas disponíveis, incluindo as de contingência. Dentre elas, três foram escolhidas de forma aleatória pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) para o Teste de Autenticidade, realizado antes do início da votação.
Até o fechamento desta notícia, às 11h35, apenas duas urnas haviam sido substituídas, uma em Paulista e outra em Olinda.
Além disso, na seção 16 do centro universitário Uninovo Facottur, em Olinda, ocorre o Teste de Integridade com Biometria, acompanhado por um juiz e um promotor, utilizando a identificação biométrica de eleitores voluntários, conforme explicou Lemos.
O TRE-PE está transmitindo atualizações ao vivo sobre o andamento das eleições em seu canal no YouTube.
Orson Lemos também ressaltou a importância de uma votação rápida e sem filas. “A intenção é que não haja filas. É um único voto. Quem quiser demorar é 30 segundos. Se passar de 1 minuto, a própria urna informa que está demorando a votar.”
Comentários