X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Orson Lemos, do TRE, acredita que abstenção em Olinda e em Paulista será menor

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Orson Lemos, espera que votação seja rápida e sem filas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Orson Lemos, do TRE, acredita que abstenção em Olinda e em Paulista será menor
Para o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, a votação deve ser tranquila nas duas cidades da Região Metropolitana do Recife, as únicas em Pernambuco com mais de 200 mil eleitores que estão elegendo prefeito e vice-prefeito |  Foto: TRE/Divulgação

A votação para o segundo turno em Olinda e Paulista já começou neste domingo (27), às 8h, com 535.509 eleitores aptos a decidir o futuro de suas cidades.

Está nas mãos dos cidadãos e cidadãs a escolha de um nome que o represente na política e na elaboração de políticas públicas para educação, segurança, cultura, emprego, entre outros.

Apesar da falta de confiança dos eleitores na classe política de modo geral, o ato de votar dá ao cidadão o direito de cobrar e demitir o gestor ou gestora em quatro anos, caso ele ou ela não atenda às expectativas.

Para o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, a votação deve ser tranquila nas duas cidades da Região Metropolitana do Recife, as únicas em Pernambuco com mais de 200 mil eleitores que estão elegendo prefeito e vice-prefeito. Ele também acredita que a abstenção neste segundo turno será inferior a do 1º turno.

“Olinda teve uma abstenção de 19% e Paulista de 20%. Esperamos que isso diminua, que os eleitores compareçam e exerçam a cidadania."

Orson espera que as filas sejam rápidas

“Mais uma vez, estamos aqui cumprindo o calendário democrático. Às 8h, todas as urnas começaram a apurar o 2º turno. Em Pernambuco, nós temos Olinda e Paulista. Olinda com 300.296 eleitores e Paulista com 235.213 eleitores que deverão comparecer hoje às urnas. Às 7h da manhã, todas as 1.528 urnas foram ligadas para emissão da zerésima”, declarou Lemos.

Para o segundo turno, há 1.624 urnas eletrônicas disponíveis, incluindo as de contingência. Dentre elas, três foram escolhidas de forma aleatória pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) para o Teste de Autenticidade, realizado antes do início da votação. 

Até o fechamento desta notícia, às 11h35, apenas duas urnas haviam sido substituídas, uma em Paulista e outra em Olinda.

Além disso, na seção 16 do centro universitário Uninovo Facottur, em Olinda, ocorre o Teste de Integridade com Biometria, acompanhado por um juiz e um promotor, utilizando a identificação biométrica de eleitores voluntários, conforme explicou Lemos.

O TRE-PE está transmitindo atualizações ao vivo sobre o andamento das eleições em seu canal no YouTube.

Orson Lemos também ressaltou a importância de uma votação rápida e sem filas. “A intenção é que não haja filas. É um único voto. Quem quiser demorar é 30 segundos. Se passar de 1 minuto, a própria urna informa que está demorando a votar.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: