Coligação repudia atentado a tiros contra prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde
Durante a suposta tentativa de homicídio, dois homens chegaram de moto, o garupa desceu e desferiu vários tiros contra o carro do atual gestor
Escute essa reportagem
A coligação "Por Uma Santa Cruz da Baixa Verde Cada Vez Melhor", composta pelos partidos PSD, Podemos e PSDB, condenou veementemente o atentado a tiros sofrido pelo prefeito e candidato à reeleição, Irlando Parabólicas (PSD), no município de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú.
O ataque ocorreu na noite desta última sexta-feira (4), quando Irlando e seu motorista foram alvejados enquanto estacionavam em frente à residência do prefeito, localizada no bairro do Ginásio.
Na ocasião, dois homens chegaram de moto, o garupa desceu e desferiu vários tiros contra o carro do prefeito. Uma mulher estava varrendo a frente da casa, em posição oposta, no momento do crime, mas ela demorou a perceber a movimentação dos motoqueiros. Toda cena foi registrada por uma câmera de segurança.
O prefeito desmaiou no carro, segundo relato de familiares. O motorista desceu do automóvel em segurança e aparentando tranquilidade.
Felizmente, ambos saíram ilesos graças ao uso de um veículo blindado. "Irlando está bem, tudo está sendo providenciado, o mais importante agora é o seu total restabelecimento, para que em breve, possa voltar ao convívio de todos e de suas atividades como prefeito, bem como, à sua campanha eleitoral", informou a família em nota. O nome do motorista não foi divulgado.
Campanha ameaçada
Dias antes do atentado, segundo a assessoria do prefeito, Irlando havia registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Serra Talhada, denunciando ameaças de morte. No entanto, apesar das intimidações, ele continuou sua campanha de reeleição de forma tranquila, priorizando propostas e mantendo-se distante de confrontos.
Após o atentado, o prefeito foi levado ao hospital local para os primeiros atendimentos e, em seguida, encaminhado a uma clínica particular em Serra Talhada, por precaução. A família agradeceu as mensagens de apoio e as orações: "Santa Cruz da Baixa Verde é uma cidade de pessoas de bem e fatos como esse não expressam o verdadeiro sentimento do povo santacruzense."
Ação das autoridades
A governadora Raquel Lyra (PSDB) foi informada sobre o atentado e, segundo a assessoria do prefeito, ordenou medidas de investigação imediatas.
O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, já está com as imagens do ocorrido e conduz as investigações. "Confiamos na polícia e na justiça, e acreditamos que em breve, os responsáveis pagarão por esse atentado vil e covarde", declarou a coligação.
Esse é mais um incidente violento registrado no pleito eleitoral de 2024, o que reforça o clima de tensão em algumas localidades do Estado. O prefeito de Afogados da Ingazeira, Ângelo Ferreira (PSB), foi esfaqueado no abdômen neste período eleitoral. O candidato a vereador "Nenem de Orelo" (PP), de Tupanatinga,
A comunidade e as autoridades esperam uma rápida resolução do caso. Responsável pelas investigações, a Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando a tentativa de homicídio. Os dois homens ainda não foram presos.
Segundo a SDS, por sua vez, para atender as demandas da Operação Eleições 2024, o policiamento na cidade foi reforçado com equipes de Serra Talhada e uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). "O patrulhamento segue intensificado até o final do período eleitoral", diz um trecho da nota da SDS.
A Polícia Federal também disponibilizou agentes para acompanhar as eleições de Pernambuco. São 200 policiais que vão participar da segurança das eleições. Entre os municípios que receberão reforço da PF por causa das eleições de 2024, estão:
Água Preta, na Zona da Mata;
Águas Belas, no Agreste;
Itaíba, no Agreste;
Pesqueira, no Agreste;
Surubim, no Agreste;
Timbaúba, na Zona da Mata.
Comentários