Pablo Muribeca: “Vou criar na cidade bases da Guarda Municipal”
Ampliar funcionamento das unidades de saúde e impulsionar o turismo foram outras propostas comentadas durante a sabatina da TV Tribuna
Escute essa reportagem
Aproximar a Guarda Municipal da população, impulsionar a economia local por meio do turismo e ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde do município.
Essas são algumas das propostas que o candidato à Prefeitura da Serra Pablo Muribeca (Republicanos) apresentou na sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são feitas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição. Será um concorrente por dia até o dia 24.
A Tribuna- A Justiça te condenou a pagar multas de R$ 65 mil e de R$ 75 mil por propaganda antecipada e fake news contra o atual prefeito. Foi injustiça ou vale tudo na política?
Pablo Muribeca - Respeito a decisão da Justiça, mas, na minha avaliação, atuei em defesa da população serrana e dos trabalhadores que pediram que eu fosse uma voz de apoio. Fui defendê-los.
Entre essas defesas, reproduzi falas do povo e dos servidores. Agora, haja justo, os pagamentos estão caindo em dia.
O senhor prometeu revelar uma “caixa preta” dos últimos 30 anos da administração da cidade. Que conteúdo é esse?
Tanto o atual quanto o ex-prefeito, que estão se revezando no comando da Serra por 28 anos, fizeram contribuições positivas para a cidade. Não quero ser injusto. Mas temos rombos milionários e falta de diálogo com o trabalhador e de transparência em algumas secretarias. Quando tiver chance, vou abrir a caixa preta.
Você defende um programa de saúde para todos. Pretende implantar um painel de medicamentos e expandir o acesso a exames e procedimentos especializados. Como vai funcionar?
Nossa saúde é a pior do Estado, proporcionalmente. As especialidades estão faltando. Vou criar um painel na prefeitura para monitorarmos 24 horas por dia e com um call center, para o morador dizer como foi o atendimento e ouvir sugestões e críticas.
Ainda na saúde, você cita que pretende ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde para até as 22 horas. Como vai funcionar isso?
O atual prefeito tinha prometido isso e, mesmo sendo médico, não cumpriu. Eu vou melhorar não só o plano de cargo e salário como pagar a insalubridade, que havia sido prometida e não foi cumprida. Vou trazer dignidade ao morador.
Se o senhor fosse indicar a um turista um local da cidade, onde seria?
Temos muitos restaurantes e um monte maravilhoso, que não é explorado para os turistas. Temos um balneário maravilhoso e lagoas que poderiam impulsionar a economia local. Vivemos um ostracismo. Vou, por meio de parcerias público-privadas, limpar as lagoas e os rios para mover a economia.
Já no monte do Mestre Álvaro, minha intenção é buscar apoio do governo estadual para trazer à cidade um teleférico. A cidade precisa disso e vamos avançar. Cidades pequenas conseguem atrair turistas, e nós, que estamos do lado do aeroporto, estamos ficando para trás, porque a Secretaria de Turismo é usada como instrumento de barganha política.
E sua opinião sobre voto impresso e liberação da maconha?
Sou a favor do voto impresso e contra a liberação da maconha.
O senhor pretende fazer o programa Serra Segura, num conceito multidisciplinar. Segurança ostensiva, inovação tecnológica, educação, promoção social e também quer fortalecer a Guarda Municipal, posicionado-a como agente central contra a criminalidade. Como fará isso?
Hoje somos a cidade que mais tem casos de furtos de pequeno porte. A Guarda Municipal tem potencial muito maior que o atual.
Quero aproximar a população dela, criar três bases da Guarda Municipal na cidade: uma na Grande Jacaraípe, outra no Parque da Cidade e outra na Grande Serra-Centro. Mas vou também instalar minibases nos bairros para potencializar essa aproximação.
O senhor também planeja um centro único de inteligência metropolitana de segurança. Como será isso?
A intenção é dialogar com os outros prefeitos da região para fazer um projeto tecnólogico e fortalecermos, de forma regional, nossa segurança pública.
O senhor foi professor de educação física da rede municipal. Como vai fomentar políticas para que o jovem se sinta incentivado a praticar esportes?
Temos de copiar modelos que já funcionam, sejam nacionais ou internacionais. Temos de criar um debate amplo entre os professores, da mesma forma que já é feito na segurança pública.
Ordem de entrevistados
Serra
Terça-feira (10): Audifax Barcelos (PP)
Quarta-feira (11): Igor Elson (PL)
Já deram entrevista Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT), Antônio Bungenstab (PRTB), Wylson Zon (Novo) e Pablo Muribeca (Republicanos) nas últimas terça, quarta, quinta, sexta e ontem.
Cariacica
Quinta-feira: Euclério Sampaio (MDB)
Sexta-feira: Ivan Bastos (PL)
Dia 16: Célia Tavares (PT).
Vitória
Dia 17: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
Dia 18 : João Coser (PT)
Dia 19: Camila Valadão (Psol)
dia 20: Capitão Assumção (PL)
dia 23: Lorenzo Pazolini (Republicanos)
dia 24: Du (Avante).
Vila Velha
Todos os candidatos já fizeram entrevista, nas respectivas datas: 26 de agosto: João Babá (PT); 27 de agosto: Nícolas Trancho (Psol); 28 de agosto: Arnaldinho Borgo (Podemos); 29 de agosto: Coronel Ramalho (PL); 30 de agosto: Maurício Gorza (PSDB); 2 de setembro: Gabriel Ruy (Mobiliza):
Regras
O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador.
Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.
As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como saúde, educação, segurança pública e emprego.
As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.
Não há ordem específica de temas escolhidos.
Os convidados terão liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato, assim como o entrevistador.
Comentários