X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições municipais tem resultado positivo para o governador do ES

Na Serra, por exemplo, candidato apoiado por Casagrande superou expectativas e foi para segundo turno com a maior votação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Eleições municipais tem resultado positivo para o governador do ES
Renato Casagrande: vitória de aliados em grandes municípios |  Foto: Mateus Fonseca / Governo ES

O governador Renato Casagrande (PSB), politicamente falando, foi um dos maiores vencedores do primeiro turno das eleições. Entre as vitórias do chefe do Executivo estadual está a chegada de Weverson Meireles (PDT) ao segundo turno na Serra na primeira colocação.

Esta situação foi encarada por muitos no mercado político como a grande surpresa das eleições municipais do Espírito Santo em 2024. No começo da campanha, Casagrande não havia manifestado apoio a um nome na Serra, apesar da parceria com o atual prefeito Sergio Vidigal (PDT).

Foi no final da campanha do pedetista que o governador decidiu sair às ruas acompanhado de Vidigal e Meireles e declarou:

“Meu candidato na Serra é Weverson Meireles”. Após isso, gravou vídeos em favor de Meireles e, no penúltimo dia de campanha, decidiu deixar tudo de lado e estar com o pedetista mais uma vez.

Tudo indica que essa força concedida pelo governador na reta final fez com que Meireles fosse de fato alçado para a segunda rodada, que será disputada contra o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), pegando o mercado político de surpresa, que esperava uma disputa contra o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP).

Além disso, em outras cidades da Grande Vitória como Vila Velha, Cariacica e Viana, Casagrande foi também vencedor com folga, já que seus aliados foram eleitos em primeiro turno, e todos bem votados.

Na cidade canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos), um dos principais aliados do socialista, foi eleito com 79,04% dos votos; Euclério Sampaio (MDB) foi reconduzido ao cargo com 88,41% da preferência dos eleitores; por fim, Wanderson Bueno (Podemos) foi quem teve maior vitória, com 92,49% dos votos.

Em Anchieta, Léo Português (PSB) levou o pleito com 42,33% dos votos, outro aliado do governador. Em Barra de São Francisco, outro prefeito reeleito com relação próxima a Casagrande foi Enivaldo dos Anjos (PSB), com 64,23%.

Em Santa Teresa, Kleber Medici (PSDB), que apesar de não ser do partido do governador, teve respaldo dele e foi vitorioso com 58,87%.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: