X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2024: Justiça alerta para golpes

Falsa convocação de mesários e cobrança de multas estão entre as abordagens criminosas que usam o nome dos TREs ou do TSE


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Eleições 2024: Justiça alerta para golpes
Mesários em seção eleitoral: Justiça alerta para estelionatários que enviam e-mail pedindo atualização de dados |  Foto: Agência Brasil

A Justiça Eleitoral tem feito alertas à população sobre golpes que estão sendo aplicados utilizando o nome dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um deles envolve a convocação de mesários. Estelionatários estão enviando e-mails com remetente “Tribunal da Zona Eleitoral municipal” solicitando que a vítima atualize seus dados por meio de um link encaminhado.

“A Justiça Eleitoral esclarece que tem todos os dados necessários para convocar mesários e orienta eleitores e eleitoras a nunca preencher informações em links compartilhados por e-mail, em redes sociais ou por aplicativos de mensagens”, informou o TSE.

A Justiça Eleitoral acrescentou ainda que em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com o Cartório Eleitoral, por meio do disque-eleitor (no Espírito Santo, o número é 080-00832-010).

Outro golpe que também foi motivo de alerta da Justiça Eleitoral envolve supostos pagamentos de multas. Os fraudadores abordam as vítimas por e-mail e mensagens de aplicativo sobre a possibilidade de efetuar um pagamento para quitar supostos depósitos eleitorais.

Em comunicado oficial, a Justiça Eleitoral informou que “é possível pagar multa eleitoral no período de fechamento do cadastro, que vai até o dia cinco de novembro, mas a regularização da situação eleitoral só será possível com a reabertura do cadastro”.

Para realizar o pagamento de multa pela ausência na última votação ou utilizar os outros serviços da Justiça Eleitoral disponíveis na internet, deve-se acessar o site www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/.

Há ainda o golpe envolvendo pagamento de supostas taxas para realização de serviços ao eleitor, realizado por empresas privadas. O TSE informou que esses sites não têm vinculação com a Justiça Eleitoral.

Além disso, informou que não cobra qualquer taxa para prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, ou valor para a prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, como emissão e regularização, alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento de dados biométricos e transferência de domicílio eleitoral. Também não é cobrado nenhum valor para a emissão de certidões.

Saiba mais

Os golpes

- Dados de mesários

Estelionatários estão enviando e-mails com remetente “Tribunal da Zona Eleitoral municipal” solicitando que a vítima atualize seus dados por meio de um link encaminhado.

A Justiça Eleitoral esclarece que tem todos os dados necessários para convocar mesários e orienta eleitores e eleitoras a nunca preencher informações em links compartilhados por e-mail, em redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral no Estado (TRE-ES) informou serem falsos e-mails com títulos “[Aviso Eleições] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO – ELEIÇÕES 2024”.

Segundo o TRE-ES, na mensagem é solicitado o acesso ao site “tse-jus-br-2024.online”, para uma suposta atualização de dados.

O TRE-ES esclarece que os e-mails não foram enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nem pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs). Além disso, o site não pertence à Justiça Eleitoral.

“A nomeação de mesários é realizada por edital publicado pela juíza ou pelo juiz da zona eleitoral. Embora a convocação possa ser feita de forma presencial e por e-mail, WhatsApp e carta, mesárias e mesários não são chamados para atualizar dados cadastrais, pois essas informações já constam do cadastro eleitoral”, explicou o Tribunal.

Para confirmar se foi convocada ou convocado no Espírito Santo, a pessoa deve entrar na página da mesária e do mesário do site do TRE-ES, no site https://www.tre-es.jus.br/servicos-eleitorais/mesario.

- Quitação de débitos eleitorais

Fraudadores abordam as vítimas por e-mail e mensagens de aplicativo sobre a possibilidade de efetuar um pagamento para quitar supostos depósitos eleitorais.

Em comunicado oficial, a Justiça Eleitoral informou que “é possível pagar multa eleitoral no período de fechamento do cadastro, que vai até o dia 5 de novembro, mas a regularização da situação eleitoral só será possível com a reabertura do cadastro”.

- Cobrança por serviços

Empresas privadas têm entrado em contato com eleitores prometendo realizar serviços relacionados à Justiça Eleitoral e cobrando por isso. O TSE informou que esses sites não tem vinculação com a Justiça Eleitoral.

Além disso, informou que não cobra qualquer taxa para prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, ou valor para a prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, como emissão e regularização, alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento de dados biométricos e transferência de domicílio eleitoral. Também não é cobrado nenhum valor para a emissão de certidões.

- Canais oficiais

A Justiça Eleitoral recomenda que as eleitoras e os eleitores não forneçam informações nem preencham dados pessoais em links ou sites suspeitos compartilhados em redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Ouvidoria do TSE pelo Formulário Eletrônico ou pelos telefones 0800 648 0005 ou (61) 3030-8700 para obter mais orientações de como proceder em casos como esses.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: