X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

“Disque-denúncia” contra notícias falsas lançado pelo TSE

Justiça Eleitoral lançou o número 1491, para que eleitores denunciem, de graça, qualquer possível desinformação


Imagem ilustrativa da imagem “Disque-denúncia” contra notícias falsas lançado pelo TSE
“Disque-denúncia” contra notícias falsas lançado pelo TSE |  Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a criação de um Disque-denúncia para conteúdos mentirosos nas Eleições 2024.

O número 1491 já está em funcionamento e permitirá que eleitores de todo o Brasil possam discar e denunciar, sem qualquer custo, qualquer desinformação que precise ser devidamente verificada pela Justiça Eleitoral.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fez o lançamento do Disque-denúncia na última terça-feira e explicou seu funcionamento.

Após o atendimento do telefonema, os integrantes do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) verificarão se o relato é válido e darão o devido encaminhamento à denúncia, que poderá ser enviada à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado onde a denúncia for realizada, ou ao juiz ou juíza eleitoral.

“Para que, em um tempo, em uma velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a esta denúncia ou a esta desconfiança, para que a pessoa não se engane sobre aquilo que lhe é passado, com o 1491, denunciam-se mentiras eleitorais e serão adotadas providências”, disse a presidente.

Além do Disque-denúncia, também foi lançada pela ministra uma plataforma criada pela Polícia Federal para acompanhamento de investigações e crimes eleitorais registrados durante o pleito.

No painel, que é atualizado diariamente, constam dados de inquéritos policiais instaurados e termos circunstanciados lavrados desde 16 de agosto do ano passado. Os casos podem ser filtrados por data, tipo penal, unidade da Federação (UF) e também origem da comunicação.

“Nos dias que antecedem as eleições, os dados serão atualizados a cada hora, para que se tenha, então, a partir da denúncia, o que aconteceu e para onde foi encaminhado [o caso] e para que, se for da Polícia Federal, sejam verificados quantos inquéritos estão em andamento e quais providências foram adotadas”, explicou a presidente do TSE.

SAIBA MAIS

Número 1491

> O número 1491 já está em funcionamento e permite que eleitores de todo o Brasil denunciem, sem qualquer custo, qualquer desinformação que precise ser verificada pela Justiça Eleitoral.

> A denúncia será avaliada e, se válida, será encaminhada à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ao juiz ou à juíza eleitoral.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: