Audifax Barcelos: “Eu quero aumentar o número de professores”
O ex-prefeito disse, na sabatina da TV Tribuna, que vai criar na cidade sistema de BRT para a mobilidade urbana, somando-se ao Transcol
Escute essa reportagem
Ampliar o número de unidades de saúde na cidade, criar um sistema de BRT (bus rapid transit, ou ônibus de trânsito) para melhorar a mobilidade urbana e ampliar o número de professores efetivos no município por meio de concurso público.
Essas são algumas das propostas que o candidato à Prefeitura da Serra Audifax Barcelos (PP) apresentou na sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são feitas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição. Hoje é a vez do candidato Igor Elson (PL). Será um nome por dia até o dia 24.
A Tribuna - Hoje, o município tem 39 unidades de saúde para uma população com mais de meio milhão de habitantes. É suficiente?
Não. Temos de rever isso. Nossa cidade cresce muito todo ano. Só nove cidades, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cresceram mais que nós no último ano, em termos populacionais. Só em Nova Almeida são 60 mil habitantes. É preciso fazer policlínica lá, em Porto Canoa, e em outros bairros.
A questão das consultas on-line também precisa ser revista, porque não está funcionando. Também está faltando remédio para a população nas unidades de saúde, infelizmente.
O senhor quer ampliar o horário de atendimento e propõe ampliação da assistência odontológica. Como funcionará?
Não houve ampliação nessa questão na cidade. Só temos um centro de especialidades para essa área. Precisamos criar mais. Somos uma cidade grande e com 7 regiões. Uma pessoa que mora em Nova Almeida demora no mínimo uma hora, de carro, para chegar em Bairro de Fátima. Não dá para depender de um único local para atender a cidade toda.
Falando em mobilidade urbana, o senhor fala em manter o sistema Transcol atual na cidade, mas também criar um BRT. Que garantia você dá de que isso será implantado?
Já dei essa garantia. A Rotatória do Ó foi um projeto iniciado na minha gestão, e tinha uma via destinada para o BRT, que foi retirada pela atual gestão. A mesma coisa na Norte-Sul, que também tinha uma ciclovia prevista. Temos espaço para mexer, podemos destinar um espaço para o BRT e dar velocidade ao transporte. São projetos importantes para a cidade.
O senhor, em seu plano de governo, fala em criar uma terceira via de ligação entre Serra e Vitória. Como será?
Será com responsabilidade. Para ser prefeito de uma cidade do tamanho da Serra, tem de se estar preparado, ter experiência de verdade. Não basta ter boas relações com o governo estadual e federal.
Olha que isso nunca foi problema para mim: fui prefeito durante o governo de Hartung, de Casagrande. Durante os mandatos da presidente Dilma, do Temer, do Lula, do Bolsonaro... Sei como conversar com essa turma. Mas não adianta só conversar, tem de ter projeto. Eu sei fazer projeto.
Na segurança pública, você pretende implantar serviço de guarda 24 horas e um disque-emergência. Como funcionará?
Foi na minha gestão que a guarda municipal da Serra foi criada, algo que me orgulha muito. Éramos a cidade mais violenta do Brasil quando assumi meu primeiro mandato, e entreguei fora das 100 mais violentas. Vamos ampliar o serviço e criar um número específico para que a população fale diretamente com a guarda.
Também vamos criar botão do pânico específico para o comércio, que tem sofrido muito. Precisamos de uma comunicação mais direta entre a Guarda e a população.
Que legado você gostaria de deixar após encerrar uma eventual nova administração?
A nossa grande mudança e referência será a Saúde. É o grande clamor da cidade. Quero transformar a Serra num exemplo de Saúde para o Espírito Santo e para o Brasil. Teremos foco geral nas questões sociais, incluindo a Educação, mas o grande foco será a Saúde.
Falando em Educação, você fala em ampliar vagas para crianças de 0 a 3 anos e criar um centro de referência para estudantes...
Não houve muito avanço na questão da educação infantil nos últimos 4 anos na cidade. Falta um centro de referência para crianças especiais, por exemplo. A demanda é grande, precisamos criar. Tanto para as crianças quanto para as mães delas, que sofrem muito. Precisamos cuidar deles.
O senhor pensa em fazer concurso público na área da Educação?
Eu queria ter feito no meu último mandato, mas fui impedido por conta da pandemia. Noto que o número de efetivos tem diminuído e o de terceirizados aumentou. Temos de mudar isso, para que o professor tenha um vínculo maior com o bairro, os alunos, a escola.
Cronograma e regras
Ordem de entrevistados
- Serra
Nesta quarta-feira : Igor Elson (PL)
Já deram entrevista Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT), Antônio Bungenstab (PRTB), Wylson Zon (Novo), Pablo Muribeca (Republicanos) e Audifax Barcelos (PP) nas últimas terça, quarta , quinta, sexta, segunda e ontem.
Cariacica
Quinta-feira: Euclério Sampaio (MDB)
Sexta-feira: Ivan Bastos (PL)
Dia 16: Célia Tavares (PT).
- Vitória
Dia 17: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
Dia 18 : João Coser (PT)
Dia 19: Camila Valadão (Psol)
Dia 20: Capitão Assumção (PL)
Dia 23: Lorenzo Pazolini (Republicanos)
Dia 24: Du (Avante).
- Vila Velha
Todos os candidatos da cidade já foram entrevistados, nas respectivas datas: 26 de agosto: João Babá (PT); 27 de agosto: Nícolas Trancho (Psol); 28 de agosto: Arnaldinho Borgo (Podemos); 29 de agosto: Coronel Ramalho (PL); 30 de agosto: Maurício Gorza (PSDB); 2 de setembro: Gabriel Ruy (Mobiliza).
- Regras
O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador.
Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.
As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como Saúde, Educação, Segurança Pública e também criação de empregos.
As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.
Não há ordem específica de temas escolhidos.
o entrevistador, responsável por conduzir a sabatina, terá liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato.
Comentários