Serra tem corrida por apoio no segundo turno
Muribeca e Weverson analisam possibilidade de buscar contato com adversários do 1º turno. Republicano disse que diálogo começa nesta quarta-feira (09)
Escute essa reportagem
A Serra é o único município do Espírito Santo com um segundo turno eleitoral, cuja votação será no próximo dia 27. A disputa entre Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos), além de envolver os eleitores, também passa pela busca por anúncio de apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno.
Somados, Audifax Barcelos (PP), Igor Elson (PL) e Roberto Carlos (PT) receberam um total de 84.907 votos, o que pode fazer a diferença em um pleito cujo primeiro turno teve uma diferença de 35.397 votos entre os dois primeiros colocados.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
Questionado sobre o tema pela reportagem, Muribeca disse estar avaliando as possibilidades, mas que pretende sim “dialogar com algumas pessoas”, sem citar nomes de candidatos específicos.
“O objetivo é fazer composições que agreguem à cidade. Minha intenção é na quarta-feira (09) começar um diálogo com a população da Serra para dar um retorno”, enfatizou.
Já do outro lado da disputa, Weverson também afirmou estar analisando a possibilidade de buscar apoio de algum adversário.
“Vamos sentar com a coordenação da campanha e com todos que conduziram o processo ao nosso lado e fazer essa análise”, afirmou o candidato do PDT no último domingo (06), logo após a divulgação do resultado do primeiro turno.
Mas o atual prefeito do município e “cabo eleitoral” de Weverson, Sérgio Vidigal (PDT), foi mais incisivo, chegando a citar nominalmente o ex-prefeito Audifax, terceiro colocado no primeiro turno com 58.643 votos.
“Não estamos discutindo nem vetando ninguém. Queremos o melhor para a cidade. Se Audifax achar que o projeto que defendemos é o melhor, certamente reconheceremos. Não vamos convidá-lo para participar da campanha, pois isso deve ser uma iniciativa dele. Nosso foco agora é conquistar aquelas pessoas que votaram nele”, disse o prefeito, também no último domingo.
Novo e PT vão decidir nesta terça-feira (08) em qual palanque subir
Os primeiros partidos com candidatos que foram derrotados no primeiro turno da eleição para prefeito na Serra já começam a definir quem irão apoiar no segundo turno da disputa no município.
Em conversa com a reportagem, o presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar, disse nesta segunda-feira (07) à noite que o partido já estava começando uma reunião para definir quem irá apoiar.
“Devemos anunciar na manhã de amanhã (terça, 08)”, detalhou. O partido lançou, no primeiro turno, a candidatura de Wylson Zon, que terminou em sexto lugar com 919 votos.
Já o PT terá, conforme relatado pelo candidato Roberto Carlos (PT) à reportagem, uma reunião às 19 horas desta terça (08) para definir sua posição no segundo turno das eleições. Roberto terminou a votação deste ano em quinto lugar na disputa pela Prefeitura da Serra, com 7.513 votos.
“Ainda não dá para adiantar nada, porque será uma decisão feita em conjunto, com os representantes do partido, em consenso”, explicou o candidato.
A reportagem tentou contato com Igor Elson (PL), que ficou em quarto lugar no primeiro turno com 18.751 votos e que também é presidente municipal do PL na Serra, mas ele não retornou as ligações para detalhar a posição do partido para este segundo turno.
O mesmo ocorreu com o candidato Antônio Bungenstab (PRTB), que ficou em último lugar, com 175 votos.
Comentários