X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Eleições 2024: Quais são as principais datas do calendário eleitoral?

Jovens a partir de 16 anos têm até 08 de maio para emitir seus títulos eleitorais para que possam votar ainda em 2024


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Eleições 2024: Quais são as principais datas do calendário eleitoral?
Urna eletrônica: eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico não vão sofrer punição neste ano |  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ano das eleições municipais começou oficialmente. No dia 06 de outubro, eleitores de todo o País irão às urnas escolher prefeitos e vereadores que representarão seus municípios nos próximos 4 anos.

Os partidos políticos, por exemplo, têm até agosto para apresentar seus candidatos.

Leia mais sobre Política

As legendas deverão realizar as convenções partidárias para definir seus candidatos entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. Será a partir dessa escolha que os candidatos terão até 15 de agosto para apresentar os pedidos de registro à Justiça Eleitoral.

Eles precisarão comprovar alfabetização, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer, filiação partidária, nacionalidade brasileira e pleno exercício dos direitos políticos.

Apesar de ainda faltar alguns meses, o calendário eleitoral 2024 já está parcialmente elaborado. No primeiro semestre, uma série de procedimentos serão tomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seus respectivos regionais, no intuito de organizar o processo eleitoral brasileiro.

Como é previsto na Constituição, jovens a partir de 16 anos têm até 08 de maio para emitir seus títulos eleitorais para que possam votar ainda em 2024. Pessoas com 15 anos que completarão 16 até o dia da eleição também poderão emitir o documento.

De acordo com o Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES), o prazo de 08 de maio também vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições, bem como para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Ainda segundo o TRE-ES, atualmente, 1.586.553 eleitores capixabas, número que representa 54,31%, possuem digital no banco de dados do TSE.

Caso o eleitor já tenha feito o cadastro biométrico, o e-Título já possui a sua foto e serve como documento de identificação. Não há punição para o eleitor que não fez a biometria.

Essa será a primeira eleição no Estado liderada pelo novo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, empossado na primeira quinzena do mês passado.

Saiba mais

Propaganda eleitoral

O início das propagandas eleitorais está previsto para ocorrer logo após o fim do prazo para registro de candidaturas, a partir de 16 de agosto.

Antes disso, qualquer tipo de propaganda será considerada irregular e poderá ser punida pela Justiça Eleitoral. Já a exibição do horário eleitoral gratuito ocorrerá entre 30 de agosto e 03 de outubro.

Idade mínima

Candidatos devem ter pelo menos 21 anos para concorrer a uma prefeitura em 2024. Para disputar o cargo de vereador a idade é menor, 18 anos.

Convenções e registros

Os partidos políticos deverão realizar convenções para definir seus candidatos entre 20 de julho e 5 de agosto. A conversa deverá incluir também as federações.

A partir das escolhas, os candidatos terão até 15 de agosto para apresentar os pedidos de registro à Justiça Eleitoral, comprovando alfabetização, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer, filiação partidária, nacionalidade brasileira e pleno exercício dos direitos políticos.

Pesquisas

Desde o dia 1º deste mês, todas as entidades ou empresas que desejam realizar pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatos às eleições municipais devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Pesquisa AT.


Mais definições do TSE ainda neste mês

Imagem ilustrativa da imagem Eleições 2024: Quais são as principais datas do calendário eleitoral?
Prédio do TSE: determinações |  Foto: Divulgação

Por conta das eleições municipais, haverá outras recomendações vindas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda neste mês, o órgão vai disponibilizar outras informações, que envolvem, por exemplo, questões sobre inauguração de obras municipais, anúncios de concursos públicos e contratação de pessoal, por exemplo, só devem ser esclarecidas conforme o ano vai avançando.

A partir disso, então, o órgão eleitoral deverá inaugurar o calendário oficial das eleições municipais.

Até o momento, somente as informações referente às eleições passadas estão disponíveis, portanto, pode haver alguma mudança na legislação e, consequentemente, alterações em tópicos do que foi anteriormente publicado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: