X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Eleição na OAB-ES: resultado deve ser divulgado em até 15 minutos

Votação será, pela 1ª vez, 100% on-line, mas quem precisar poderá ir à seccional ou às subseções, onde haverá mesas eleitorais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Eleição na OAB-ES: resultado deve ser divulgado em até 15 minutos
Os candidatos à presidência da OAB-ES Ben-Hur, Rizk e Erica Neves |  Foto: Divulgação

Os advogados do Espírito Santo vão descobrir quem será o novo presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) em até 15 minutos após o fechamento de todas as urnas na seccional e nas 24 subseções.

A votação será inteiramente eletrônica e on-line, entre as 9 e as 17 horas de sexta-feira (22), no site http://www.voteoabes.org.br/.

Caso a advocacia tenha dificuldades com o voto online, haverá mesas eleitorais na seccional e nas subseções para garantir o exercício do direito ao voto recebendo o auxílio necessário para realizar o procedimento de forma adequada.

Ao todo, são três candidatos na disputa: o atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, que busca seu terceiro mandato consecutivo; o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (Caaaes), Ben-Hur Farina; e a diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA), Erica Neves.

Erica, inclusive, recebeu ontem o apoio do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) e presidente do recém-criado Instituto dos Advogados Capixabas (IAC), Antônio Augusto Genelhu Júnior, que presidiu a Ordem no biênio 2007/2009.

Além dele, Erica também obteve o apoio de Santuzza da Costa Pereira, filha do ex-presidente da OAB-ES Agesandro da Costa Pereira. Rizk, por sua vez, publicou ontem, em seu Instagram, apoio do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), que também é advogado.

Já Farina publicou vídeo negando que iria desistir de sua candidatura: “Estão completamente enganados. Eu tenho um compromisso com a nossa classe”, afirmou, em vídeo publicado em seu Instagram.

O trio de candidatos também se envolveu em momento mais “quente” na semana das eleições, com um áudio em que uma mulher estaria conversando com um fornecedor da OAB-ES.

O áudio foi atribuído a Erica, que afirma que o material é falso e teria sido produzido por membros da chapa de Rizk, que por sua vez tornou público um relatório de um perito atestando a veracidade do áudio.

Farina chegou a ir a Polícia Federal apresentar notícia-crime contra Erica por conta do áudio.

O mandato do eleito pela advocacia capixaba será de três anos, começando em 2025 e encerrando ao final de 2027.

Atual presidente busca a reeleição

José Carlos Rizk Filho

Está em seu segundo mandato como presidente da OAB-ES e busca o terceiro consecutivo. Tem uma trajetória de 20 anos como advogado trabalhista. Professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho, destacou-se como o mais jovem presidente da OAB na história, tendo também liderado a Associação da Jovem Advocacia (AJA) após uma carreira como líder estudantil.

Ben-Hur Farina

Advogado com mais de três décadas de experiência. É especialista na área trabalhista. Em 2022, assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).

Em sua trajetória na OAB-ES, ocupou cargos como secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas.

Erica Neves

Graduada desde 1999, possui especializações em Direito Empresarial e Direito do Consumidor.

Já ocupou o cargo de secretária-geral adjunta na OAB-ES e agora atua como diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: