X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Ciro volta a atacar senadora petista e diz que ela é 'uma cortesã'

Janaína Farias é a segunda suplente de Camilo Santana, licenciado do Senado para exercer o cargo de ministro no governo Lula


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ciro volta a atacar senadora petista e diz que ela é 'uma cortesã'
Ciro Gomes deu a declaração durante entrevista |  Foto: Divulgação

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) voltou a atacar a senadora Janaína Farias (PT-CE) e afirmou nesta quarta-feira (24) que a parlamentar é "uma cortesã". A declaração foi dada durante entrevista ao programa Jornal Jangadeiro.

"Ela é simplesmente a pessoa que organizava as farras de Camilo Santana. O que tenho a ver com a vida particular de Santana? Nada. E dela? Nada. Agora, botar no Senado. A voz do Ceará no Senado, a mulher cearense é representada por uma cortesã", disse Ciro Gomes, citando também o atual ministro da Educação e ex-governador.

A reportagem procurou a senadora para se posicionar em relação às falas de Ciro, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

Janaína Farias é a segunda suplente de Camilo Santana, licenciado do Senado para exercer o cargo de ministro no governo Lula, e assumiu o mandato de senadora no dia 2 de abril. Anteriormente, quem ficou na função foi Augusta Brito (PT), a partir de fevereiro de 2023.

Augusta Brito deixou o Senado para assumir uma secretaria a convite do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O movimento foi articulado por Camilo Santana nos bastidores para impulsionar Janaína, que deverá ser candidata a prefeita de Crateús, a 350 km de Fortaleza, nas eleições de outubro.

No último dia 4, Ciro havia dito que Janaína "só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno". "Ela sempre foi encarregada desse serviço", afirmou.

Na ocasião, a senadora afirmou que iria processá-lo.

"É lamentável que esse tipo de agressão a uma mulher ainda persista na política cearense. Mas a baixaria e a covardia parecem ser uma característica na trajetória deste político", afirmou a senadora.

Ela acrescentou: "Infelizmente, todos sabem que misoginia é uma característica deste senhor e que deve ser motivo de repúdio por toda a sociedade".

Nesta quarta-feira, Ciro disse que não tinha feito críticas à primeira suplente, "que foi prefeita, deputada".

"Tirou ela do caminho para fazer chegar no lugar que foi de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Patrícia Saboya", disse o ex-presidenciável, em referência a sua ex-esposa, eleita a primeira senadora do Ceará em 2002.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: