Capixabas Do Val e Gilvan entram em conflito no Senado
Vídeo sem áudio mostrando confusão entre deputado e senador durante sessão foi publicado nas redes sociais
Escute essa reportagem
O deputado federal Gilvan da Federal (PL) e o senador Marcos Do Val (Podemos), ambos representantes do Espírito Santo no Congresso Nacional, se envolveram nesta quarta-feira (19) em uma discussão. O embate entre os dois aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Em vídeo - sem áudio - publicado nas redes sociais, é possível ver os dois se encarando e proferindo palavras um ao outro. De acordo com Gilvan, o senador tentou ofendê-lo.
“Estive hoje na CCJ do Senado e o senador, o mesmo que disse que 'Bolsonaro o chamou para dar um golpe' e que 'detestava ser chamado de senador bolsonarista' veio tentar ofender a mim e ao senador Magno Malta. Mexeu com o cara errado, 'Swat da Shopee'. Não recuo para traidor”, afirmou.
Minutos depois, também nas redes sociais, a conta oficial do senador Do Val postou um posicionamento, usando o mesmo vídeo como base.
“Não é novidade que o deputado Gilvan tem sido uma figura bastante polêmica na Câmara dos Deputados, devido ao seu desequilíbrio e o comportamento agressivo e desrespeitoso. O deputado vem se envolvendo em uma série de conflitos e discussões acaloradas, causando desconforto tanto nas comissões quanto no Plenário”, ressaltou o senador.
Do Val acusou Gilvan de estar enviando xingamentos a ele por meio de mensagens privadas, além de que Gilvan estaria fazendo diversas provocações direcionadas a ele.
“Durante uma discussão com Marcos do Val, o senador perdeu a paciência e resolveu confrontá-lo, perguntando se o deputado teria coragem de repetir os xingamentos que tem feito, inclusive por mensagens privadas. 'Encosta em mim se você tiver coragem e fale na minha cara o que você tem dito nas redes sociais, seu covarde. Retire-se do Senado agora'”, diz o texto postado na conta oficial do senador.
Apesar da discussão, os dois foram separados e a sessão continuou normalmente, sem demais ocorrências.
Em dezembro do ano passado, Gilvan também se envolveu em outra confusão. Na ocasião, com o ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), atualmente senador.
Para Mourão, Gilvan chegou a indagar se o ex-vice-presidente achava que ele tinha medo “só porque ele era General”.
Empurrão após grito pró-maconha
Além da confusão com o senador Marcos do Val, o deputado Gilvan também entrou em conflito nesta quarta-feira (19) com um homem que gritou “Viva maconha” dentro da Câmara.
O grito foi dado durante sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, logo após o deputado Éder Mauro criticar a presença de membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), relacionando-os ao ativismo a favor da droga.
Gilvan questionou quem seria o autor da frase e foi em direção a um homem que estava acompanhando a sessão. “O senhor está com maconha aqui?” questionou Gilvan, pedindo em seguida que um policial revistasse o homem.
Ao ser abordado pelo deputado, o espectador tocou na bandeira do Brasil que o parlamentar carrega no ombro. Gilvan reagiu empurrando o homem, que acabou sendo conduzido ao Departamento de Polícia Legislativa, onde prestou queixa e foi liberado.
Comentários