Capixaba na lista final de candidatos a vaga de ministro no STJ
Luiz Cláudio Allemand lidera a lista tríplice para ser o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça. Decisão será de Lula
Escute essa reportagem
O advogado capixaba Luiz Cláudio Allemand recebeu 22 votos e lidera a lista tríplice para ser o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga que Allemand concorre foi aberta a partir da aposentadoria do ministro Felix Fischer.
O nome do capixaba foi o mais citado no Pleno. Além dele, a lista traz os advogados Otavio Luiz Rodrigues Junior e Daniela Teixeira, que obtiveram 20 votos cada. A partir de agora, os nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que irá anunciar o escolhido.
A reportagem entrou em contato com a presidente estadual do PT, deputada federal Jack Rocha (PT), para saber se haverá alguma conversa para viabilizar o nome de Allemand, mas até o fechamento da edição, não houve retorno.
Depois da escolha de Lula, o nome ainda precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e ter o nome confirmado pela maioria absoluta do Senado.
De acordo com o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, a escolha do nome de Allemand é uma vitória para o Espírito Santo. “Nunca tivemos um ministro do STJ capixaba e Allemand entrou na tríplice em primeiro, o mais bem votado. Sinal de que o STJ vê nele uma representatividade muito grande”.
Ainda segundo Rizk, seria importante se a classe política e sociedade em geral se unissem em torno do nome de Allemand. “Gostaríamos de que o governo enviasse esforços para que ele seja escolhido, seria muito importante”, finalizou.
Os três nomes foram escolhidos a partir de uma lista sêxtupla enviada, em junho deste ano, ao Conselho Federal da OAB.
Ainda na manhã de quarta-feira (23), os ministros definiram os nomes dos quatro desembargadores de Justiça que concorrerão a duas vagas destinadas à magistratura estadual: Carlos Vieira Adamek (SP), Elton Leme (RJ), José Afrânio (MG) e Teodoro Santos (CE).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários