Suspeito de ser responsável pelos ataques a ônibus na Grande Vitória é preso
José Roberto Santos de Jesus, de 42 anos, é pai de David Pereira de Jesus, morto durante confronto com a polícia, no Bairro da Penha
A Polícia Civil identificou os dois mandantes dos ataques a coletivos do Sistema Transcol, que aconteceram no dia 25 de agosto, na Grande Vitória. Um deles, José Roberto Santos de Jesus, de 42 anos, foi preso na última sexta-feira (31), durante a operação “Lei e Ordem”. O outro suspeito segue foragido.
De acordo com a Polícia Civil, José Roberto é gerente do tráfico de drogas no bairro Bonfim, em Vitória, e pai de David Pereira de Jesus, 21 anos, traficante morto durante confronto com a polícia no mesmo dia 25 de agosto. A morte do suspeito preso teria motivado os ataques aos transportes públicos.
O delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, explicou que os mandantes utilizaram menores de idade e pessoas em situação de rua para atear fogo nos coletivos, mas que, ainda assim, devem responder pelos crimes de incêndio e corrupção de menores.
"Usamos uma teoria no direito penal que se chama 'Teoria do Dominio do Fato', essa teoria permite punir quem dá ordem, não como participe do crime e sim como mandante, como autor do crime. Então ele responde como se ele tivesse colocado fogo no ônibus", expôs Arruda.
Para o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais, delegado Gabriel Monteiro, incendiar ônibus é uma estratégia usada por traficantes para inibir a força policial e causar pânico social.
"É uma forma de tentar afrontar o poder estatal, intimidar a população e demonstrar a força deles para inibir ações policiais, porque todas as vezes que tem ação policial e um membro da facção é morto em confronto com a polícia, eles tentam fazer essas ações para estar causando pânico social", pontuou Monteiro.
Relembre o caso
No dia 25 de agosto, David Pereira de Jesus, 21 anos, foi baleado durante confronto com a polícia, no bairro Da Penha. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. David teria diversas passagens na justiça por roubo e tráfico de drogas, algumas delas registradas quando ainda era menor de idade.
Após a morte de David Pereira de Jesus, três ônibus foram incediados e dois apedrejados, no bairro Bonfim e nas avendias Vitória e Marechal campos, na capital; na Rodovia do Contorno, Serra; e em Roda D'água, Cariacica.
Além disso, um carro de reportagem da TV Tribuna/Band foi apedrejado, no Bairro da Penha, assim como uma viatura policial que estava próxima à 1ª Delegacia Regional de Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários