Suspeito de furtar carros no ES usava dispositivo para bloquear alarme. Entenda
Bandido monitorava vítimas e utilizava dispositivo que bloqueia sistema de alarme dos carros
Escute essa reportagem
O modo de agir de um criminoso surpreendeu a polícia após furtos registrados em Vitória. Adelan Oliveira dos Santos, de 43 anos, furtava objetos que estavam dentro do carro das vítimas, no entanto ele não arrombava os veículos, mas sim utilizava um bloqueador de alarmes para ter acesso a eles.
Nos últimos meses três crimes do suspeito, com o mesmo modo de agir, foram registrados. A polícia começou as investigações e descobriu que ele monitorava o momento em que as vítimas estacionavam e utilizava um dispositivo capaz de bloquear o sistema de alarme dos carros.
"O primeiro crime ocorreu em fevereiro deste ano, dentro do estacionamento de um supermercado. A vítima acionou o alarme, ele fez o bloqueio do alarme com esses dispositivo, esperou a vítima sair de perto do veículo e subtraiu os objetos", explicou o delegado Fabiano Rosa, titular do 5° Distrito Policial de Vitória.
Em maio, o suspeito cometeu outro crime com o mesmo modo de agir em uma rua do bairro Jardim Camburi, em Vitória, quando a polícia conseguiu identificar o veículo utilizado por ele, através do Cerco Eletrônico. Com o veículo sendo monitorado, o criminoso foi preso no dia 4 deste mês, sendo localizado dentro de uma lanchonete em Jardim da Penha.
Após a prisão, a polícia teve conhecimento de um terceiro crime praticado por Adelan, dentro de um supermercado na Mata da Praia.
"As pessoas percebiam que tinham sido vítimas de um furto, mas ficavam surpresas porque não tinha arrombamento, então só tomaram ciência de como foi feito o crime quando a gente descobriu esse dispositivo", contou o delegado.
Ainda segundo a polícia, Adelan praticava crimes desde 1998 e contra ele já havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Linhares, no Norte do Estado. "Ele tem o crime como meio de vida, praticava crimes há 25 anos", confirmou Fabiano Rosa. Segundo o delegado, Adelan vai responder por furto qualificado três vezes.
Durante coletiva de imprensa sobre o caso, o delegado Darcy de Arruda relatou que o suspeito desde os 18 anos pratica crimes como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. "E ele se especializou em furtos com o rompimento de obstáculo utilizando-se de uma ferramenta que impede que a pessoa feche seu carro à distância eletronicamente", detalhou.
O delegado aproveitou para alertar a população. "Quando fecharem seus veículos eletronicamente confiram se de fato ele foi fechado ou não". Ele também relatou que a polícia irá produzir um documento e encaminhar para as montadoras, para que estas tomem conhecimento da situação e possam desenvolver metodologias para impedir esse tipo de acesso.
Vídeos divulgados pela polícia mostram Adelan entrando no carro de vítima, que havia acabado de estacionar o veículo, saindo com uma criança. Veja:
Comentários