Polícia recupera 674 celulares furtados ou roubados em 2025 no ES
Projeto utiliza tecnologias avançadas de rastreamento para localizar aparelhos
Siga o Tribuna Online no Google
A Polícia Civil do Espírito Santo divulgou, nesta sexta-feira (20), que recuperou 674 celulares que foram furtados ou roubados no Estado em 2025. Os aparelhos foram localizados pelo Projeto Recupera, criado para localizar, recuperar e restituir aparelhos celulares.
Desde sua criação, em julho de 2024, o projeto já auxiliou na recuperação de 1.113 aparelhos. O projeto utiliza tecnologias avançadas de rastreamento, com apoio de operadoras de telefonia e integração com outras forças de segurança pública para localizar os aparelhos e notificar quem está de posse dele que se trata de um celular roubado ou furtado.
Somente em 2026, já foram 53 aparelhos localizados e recuperados pela plataforma.
"Os dados demonstram que o Projeto Recupera superou a fase de implantação e passou a operar em regime consolidado, mantendo produtividade elevada sem depender de ações concentradas ou pontuais. Mais do que números, o projeto reafirma seu caráter estratégico: utiliza tecnologia avançada de rastreamento, integração com operadoras de telefonia e articulação com forças de segurança para identificar aparelhos subtraídos e promover sua devolução às vítimas", disse o superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski.
Os aparelhos localizados durante as ações são restituídos às vítimas devidamente identificadas, que são são intimadas por meio dos canais oficiais para comparecer à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), em mutirões organizados e previamente agendados pelo Governo do Estado.
Orientação para quem recebeu a intimação de devolução
Com a tecnologia, os cidadãos que estiverem de posse de celulares identificados como furtados ou roubados são intimados via mensagens de WhatsApp, enviadas exclusivamente pelos números oficiais (27) 98849-4714 e (27) 99849-4228, com data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária do aparelho.
O cidadão convocado a entregar o aparelho celular deverá portar um documento de identificação com foto. Caso a intimação e a solicitação de devolução não sejam atendidas, os cidadãos serão procurados por equipes da PCES para a entrega do aparelho e responderão pelas devidas implicações judiciais.
Ao entregar o aparelho, o cidadão receberá um documento comprobatório de comparecimento e de entrega do bem.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários