Polícia Civil fará operação para achar celulares roubados ou furtados no Carnaval
Forças de segurança do Espírito Santo preparam uma operação para rastrear e recuperar os 252 aparelhos levados durante o Carnaval
Siga o Tribuna Online no Google
Uma operação será realizada pela Polícia Civil no próximo sábado (28) para recuperar os celulares roubados durante o Carnaval no Espírito Santo. A ação faz parte do Projeto Recupera, criado para localizar, recuperar e restituir aparelhos roubados e furtados.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, é em eventos com grande aglomeração de pessoas que batedores de carteira e ladrões de celular tentam agir.
Neste contexto, os principais registros de ocorrência no Carnaval foram os furtos e roubos de aparelhos celulares.
“Agora, obviamente, nós e a segurança pública não paramos; já estamos planejando a operação do Projeto Recupera, exatamente com foco nos celulares que foram furtados e roubados neste período. Quem se apropriou desses celulares pode esperar que a polícia vai bater na sua porta”, afirmou.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, foram 252 celulares furtados.
“Quero dizer aqui a todo aquele que achou ou comprou um celular com divergência entre o preço e o valor, que o fez de boa-fé: procure a Polícia Civil. Quando receber uma notificação para comparecer e entregar o celular, leve, porque a boa-fé será levada em consideração. Esperamos recuperar o máximo possível de celulares furtados nesse Carnaval”, orientou.
Desde seu lançamento, em 23 de julho de 2024, o Projeto Recupera vem apresentando crescimento consistente, já totalizando 957 aparelhos recuperados nos três anos de atuação. Em 2026, até o momento, o projeto contabiliza 53 aparelhos recuperados. Somente em 2025, foram recuperados 674 celulares.
No ano passado, diferentemente do cenário inicial de implementação, os resultados foram distribuídos de forma mais equilibrada ao longo dos meses. Destaque para o mês de novembro, quando foram recuperados 124 aparelhos – contra dois aparelhos no mesmo período de 2024.
“Mais do que números, o projeto reafirma seu caráter estratégico: utiliza tecnologia avançada de rastreamento, integração com operadoras de telefonia e articulação com forças de segurança para identificar aparelhos subtraídos e promover sua devolução às vítimas”, disse o superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski.
Saiba Mais
Aumento
Foi observado aumento nos casos de furtos e roubos de celulares. Em 2025, foram 233 registros e, em 2026, foram 252 (aumento de 8%).
Projeto Recupera
O Projeto Recupera foi criado para localizar, recuperar e restituir celulares roubados e furtados em todo o Espírito Santo e é coordenado pela Polícia Civil.
Como funciona
Os cidadãos identificados na posse de aparelhos furtados ou roubados são intimados pelos canais oficiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), com data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária.
O cidadão que receber a intimação e não devolver o celular será procurado para a entrega do aparelho e responderá judicialmente.
Devolução
Os aparelhos localizados são restituídos às vítimas devidamente identificadas. Elas são intimadas por meio dos canais oficiais para comparecer à SPRM.
Canais de contato oficiais
Site www.pces.es.gov.br ou na SPRM: (27) 3198-5869; 98824-4647 e 98824-4714. E-mail: [email protected]
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários