PF e PM realizam ação contra tráfico de drogas com ajuda de cães farejadores
Objetivo é otimizar a repressão à entrada de pequenas quantidades de drogas que possam vir a ser embarcadas em navios nos portos do ES
Escute essa reportagem
Agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Espirito Santo (NEPOM) e Policiais Militares realizaram, nesta terça-feira (17), uma ação preventiva junto a cães farejadores com objetivo de coibir o tráfico internacional de drogas.
A ação teve início com a percepção de que quantidades menores de drogas poderiam estar sendo levadas a bordo de navios em pequenas bolsas em portos capixabas, e com a participação de tripulantes.
Leia mais:
Homem é preso com arma e drogas em Guarapari
VÍDEO | Mafioso mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido
De acordo com a Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, essa modalidade (de pequenas quantidades de drogas em bolsas), se chama içamento. Nela, por vezes, as drogas são primeiramente trazidas para a área portuária em veículos pesados e leves e, uma vez dentro do complexo, são escondidas em áreas pequenas e de difícil acesso.
A Superintendência afirmou que muitas investigações realizadas no passado já retiraram grandes quantidades de cocaína inseridas em locais como: containers, blocos de granito e até mesmo cascos de navios. Essas são modalidades já conhecidas e reprimidas pela Polícia Federal ao longo dos anos.
Divulgação/PF
Na ação desta terça-feira, a Polícia Federal buscou desenvolver uma rotina permanente de combate ao tráfico de drogas, utilizando cães farejadores. O objetivo é permitir a prevenção e otimizar a repressão à entrada de pequenas quantidades de drogas que, posteriormente, possam vir a ser embarcadas em navios nos portos do ES.
A Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo também informou que está prestes a inaugurar seu próprio canil e passará a contar com o valioso apoio de cães farejadores.
Leia mais:
Jovem envolvido com o tráfico é morto com tiros no rosto no ES
Comentários