X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

VÍDEO | Mafioso mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido

Especialista em armas de fogo, ele sabia atirar desde os 14 anos e cometeu seu primeiro homicídio aos 18


Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Mafioso mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido
Mafioso mais procurado do país, Matteo Messina Denaro, preso em 16 de janeiro de 2023 após 30 anos fugitivo |  Foto: Divulgação/Policia Di Stato

O siciliano Matteo Messina Denaro, também conhecido por ser o mafioso mais procurado de toda Itália, foi preso nesta segunda-feira (16), em Palermo, capital da ilha italiana da Sicília  enquanto ele se preparava para receber uma terapia.

Denaro era procurado pela polícia desde 1992, quando foi vinculado aos assassinatos dos promotores Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, que atuavam numa operação antimáfia. As informações são do site O Globo.

O homem estava na lista dos criminosos mais procurados de todo o mundo, sendo o líder da poderosa organização Cosa Nostra, especializada em tráfico de drogas, extorsão, prostituição e lavagem de dinheiro, estando foragido há 30 anos.

"Hoje, 16 de janeiro, os carabineiros (...) prenderam o fugitivo Matteo Messina Denaro dentro de um centro de saúde em Palermo, ao qual ele havia ido para terapia clínica", disse Pasquale Angelosanto, general dos carabineiros. O rosto do líder mafioso, por sua vez, ainda não foi revelado — sua aparência atual era desconhecida, sendo utilizadas para as investigações reconstruções feitas por computadores, baseadas em fotografias antigas.

Denaro foi condenado à prisão perpétua por conta dos assassinatos dos promotores. Além dessa condenação, ele também enfrenta uma sentença de prisão perpétua por seu papel nos ataques em Florença, Roma e Milão que, na ocasião, bombas mataram 10 pessoas em 1993.

Segundo a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi “uma grande vitória para o Estado, que mostra que nunca desiste diante da máfia”.

"Com as pessoas que matei, poderia encher um cemitério inteiro", gabou-se certa vez, referindo-se às pessoas que matou pessoalmente, mesmo com as próprias mãos, por estrangulamento.

Especialista em armas de fogo, ele sabia atirar desde os 14 anos e cometeu seu primeiro homicídio aos 18.

"Hoje, 16 de janeiro, os carabineiros (...) prenderam o fugitivo Matteo Messina Denaro dentro de um centro de saúde em Palermo, ao qual ele havia ido para terapia clínica", disse o general dos carabineiros, Pasquale Angelosanto, à agência de notícias AGI.

Um vídeo postado pelo jornalista Antonello Guerrera no Twitter mostra pessoas aplaudindo a polícia após a prisão do mafioso.


Quem era Matteo Messina Denaro

Nascido em 26 de abril de 1962 em Castelvetrano, no sudoeste da Sicília, fazia parte da organização desde a infância graças ao pai, Don Ciccio, líder do clã local.

Líder da nova geração que substituiu os antigos padrinhos, o Príncipe de Trapani, como era frequentemente chamado, tinha uma verdadeira paixão por carros de luxo, mulheres e relógios de ouro.

Amante de jogos eletrônicos, seus seguidores o reverenciavam como um deus, apesar de seu estilo implacável demonstrado na década de 1990, quando ordenou a morte dos juízes antimáfia Falcone e Borsellino e uma série de atentados em Roma, Milão e Florença.

Seus primeiros problemas com a lei começaram em 1989, quando foi acusado de associação mafiosa por sua participação na sangrenta luta entre dois clãs rivais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: