PF cumpre bloqueio de mais de R$3,8 milhões em operação no ES
A operação "Anomia" foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), com cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão
Escute essa reportagem
A Polícia Federal no Espírito Santo implementou 26 ordens de bloqueio de bens e valores que somam R$3.843.552 em investigação de corrupção e desvio de recursos públicos na área da saúde. A operação "Anomia" foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), com cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão em Vila Velha, Vitória, Cariacica, além do Rio de Janeiro (RJ), e São Paulo (SP).
Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, peculato e associação criminosa. Somadas, as penas para os crimes podem ultrapassar 20 anos de reclusão. A operação envolveu 157 policiais federais, cinco auditores da Controladoria Geral da União (CGU), e contou com a cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).
As investigações tiveram início em 2024, após a Polícia Federal interceptar diálogos entre um servidor público e empresários fornecedores de materiais hospitalares e medicamentos, durante a Operação Manuscrito. A PF descobriu que houve uma proposta de pagamento de propina por parte dos empresários, em troca de favorecimento em licitações direcionadas, contratações irregulares e superfaturadas por parte do servidor.
As investigações também apontaram que os empresários usavam, com a conivência do funcionário público, a central de abastecimento farmacêutico de um hospital público como extensão dos estoques de negócios privados, e retiravam materiais para vender novamente a outros clientes.
O nome da operação, “Anomia”, significa um estado de desregulação social onde as normas se tornam confusas, fracas ou inexistentes.
Comentários