X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Perseguições a 100 km por hora nas ruas da Grande Vitória

Agentes das guardas municipais explicam que velocidade pode ser aplicada quando não há risco para eles e para os moradores


Imagem ilustrativa da imagem Perseguições a 100 km por hora nas ruas da Grande Vitória
Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha perseguiram dupla que estava nervosa, em moto que não tinha placa |  Foto: Reprodução de Vídeo/Guarda de Vila Velha

Seja em viaturas ou sobre duas rodas, agentes das guardas municipais já prenderem mais de mil criminosos somente neste ano nas ruas da Grande Vitória em abordagens, cercos e perseguições.

À reportagem, agentes revelaram que algumas perseguições, em retas e que não oferecem risco à segurança deles e das demais pessoas, a velocidade chega a até 100 quilômetros por hora.

Leia mais sobre Polícia

Em Vila Velha, por exemplo, dois menores foram apreendidos, após perseguição, depois de serem flagrados com uma motocicleta roubada na tarde da última segunda-feira, na Glória.

A apreensão aconteceu durante patrulhamento preventivo da Guarda Municipal pelo bairro. A moto chamou a atenção dos motopatrulheiros por estar sem placa e pela dupla apresentar nervosismo durante a ordem de parada.

O piloto da moto chegou a desrespeitar leis de trânsito e colocar a vida de outras pessoas em risco na tentativa de fuga, antes de ser interceptado. Os dois foram encaminhados, junto com a moto, até a Delegacia Regional de Vila Velha, onde a ocorrência foi registrada, e o proprietário da moto, avisado sobre a recuperação do veículo.

Em Vila Velha, nesse ano, foram conduzidos 458 adultos e apreendidos 82 menores.

A Guarda Municipal informou que aborda em qualquer circunstância de flagrante, suspeita de delito e infração de legislações vigentes que configuram crime ou ato que coloca a integridade das pessoas em risco.

Na capital, 385 foram detidos pela Guarda Municipal até o dia 31 de outubro deste ano. Mas os números não param de crescer, considerando novos flagrantes.

Na manhã da terça-feira (28), por exemplo, uma mulher de 28 anos foi detida por agentes da Guarda após furtar uma balança de bioimpedância em uma academia no Centro.

“Assim que ela saiu da academia, alunos perceberam o furto e foram atrás dela. Passamos logo em seguida, fazendo nosso patrulhamento de rotina na região, momento em que fomos avisados pelos alunos. Nossa equipe estava na região e passou logo depois”, explicou o inspetor Callegari, do Grupamento de Apoio Operacional (GAOp).

A mulher foi detida ao redor do Parque Moscoso. Ela já possui uma passagem por furto e outra por roubo e foi conduzida pelos agentes da Guarda para a Delegacia Regional de Vitória.

Números deste ano

Vitória

Foram detidos 385 suspeitos pela Guarda Municipal até o dia 31 de outubro deste ano.

Vila Velha

Foram conduzidos 458 adultos e apreendidos 82 menores de idade.

Cariacica

A Guarda Municipal informou que desde o início do ano até o momento foram realizados 87 acompanhamentos (perseguições) e 82 pessoas foram conduzidas à delegacia.

Serra

De janeiro a setembro deste ano, a Guarda Civil Municipal atendeu 140 ocorrências de crime de tóxicos e 176 de veículos recuperados. Não foi informado o número dos detidos.

Perfil dos presos

Em sua maioria, são suspeitos com ligação com o tráfico de drogas e receptação, além daqueles que cometem furtos e roubos e dirigem embriagados.

Fonte: Guardas Municipais citadas.


Outros casos

Flagrado após beber

Um homem de 22 anos foi preso por agentes da Guarda de Vila Velha durante patrulhamento preventivo na segunda-feira (27). Ao ser flagrado empinando a moto que pilotava, no bairro Soteco, ele fugiu.

A equipe da motopatrulha iniciou a perseguição, com ordens de paradas ignoradas, mas ele foi alcançado em Jardim Guadalajara.

Na delegacia, ele disse que fugiu, pois tinha ingerido bebida alcoólica em uma festa que ele havia acabado de sair. Foi realizado o teste de bafômetro, que constatou o consumo de álcool.

Tecnologia como aliada

Em Vitória, como destaca o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, o patrulhamento ostensivo, aliado à tecnologia, contribui para os resultados com abordagens e prisões.

Flagrados pelo Cerco Inteligente, dois suspeitos foram presos pela Guarda Civil recentemente após baterem em uma árvore na avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras. Eles estavam com um carro furtado e tentaram escapar.

Placas adulteradas

Após uma perseguição que durou 10 minutos, em outubro deste ano, uma equipe da Guarda Municipal de Cariacica apreendeu em Porto de Santana, um HB20, branco, com as placas adulteradas. No interior do veículo, foi encontrada uma pistola falsa.

O condutor do veículo, de 24 anos, foi detido pelos agentes, já que fugiu ao receber ordem de parada quando trafegava pela avenida José Sette, em Itacibá. Os agentes já tinham informações do Cerco Inteligente sobre o veículo que apresentava indícios de adulteração.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: