X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Peritos capixabas usam tecnologia da Turquia para identificar criminosos

De última geração, equipamento têm sido usado para identificar criminosos por meio de impressões digitais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Peritos capixabas usam tecnologia da Turquia para identificar criminosos
Perita oficial criminal Paula Puziol mostra ferramenta usada principalmente em perícias em locais de crimes contra o patrimônio, como furtos, arrombamentos residenciais e comerciais. Também pode ser usada em outros crimes, como homicídios |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Capazes de revelar vestígios invisíveis a olho nu, equipamentos de última geração, importados da Turquia, têm sido usados para identificar criminosos no Estado, por meio de impressões digitais. A tecnologia já ajudou a prender bandidos.

Batizado de Latent Fingerprint Detection Tablet, da empresa Forenscope, o equipamento funciona como uma espécie de scanner. Ele conta com uma câmera com resolução 8K, de alta definição e lentes especiais, que anula o reflexo das superfícies e capta imagens com mais detalhes, como mostrou a perita oficial criminal Paula Puziol.

Imagem ilustrativa da imagem Peritos capixabas usam tecnologia da Turquia para identificar criminosos
Os equipamentos substituem as maletas com pincéis e pós |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Essa ferramenta é utilizada principalmente em perícias em locais de crimes contra o patrimônio, como furtos, arrombamentos residenciais e comerciais. Também pode ser usada em outros crimes, como homicídios.

Regis de Almeida Farani, perito oficial criminal do Instituto de Criminalística, contou que os equipamentos foram adquiridos no final de 2023 e entraram em operação no Laboratório de Papiloscopia.

Depois de um período de treinamento, ele começou a ser usado, no ano passado, pelas equipes de plantão de local de crime.

“Ele tem sido empregado junto com outras técnicas disponíveis para levantamento de vestígio. É um instrumento complementar e não elimina o levantamento clássico de local de crime”, frisou.

Patrícia Milanesi Pratti, perita oficial criminal do Departamento de Laboratório de Perícias Papiloscópicas Forenses (Delpapi), explica que o equipamento é uma ferramenta usada no local do crime, bem como em laboratório.

“Essa tecnologia permite que o perito faça uma varredura em locais de crime e procure por vestígios que não estão visíveis a olho nu. Ele pode ser usado em veículos, paredes, vidros e objetos”.

Além disso, ela disse que essa ferramenta auxilia os peritos, pois eles não necessitam usar pincéis e pós reveladores. “Os pós têm uma certa toxicidade e os pincéis podem acabar comprometendo, por exemplo, as impressões digitais, que são vestígios sensíveis”.

Segundo ela, no âmbito laboratorial, muitos objetos passam por diversas perícias e, dependendo dos reagentes e técnicas utilizadas, isso pode comprometer os vestígios.

“Muitas vezes, com o tablet sozinho já conseguimos revelar, por exemplo, uma impressão digital sem a utilização desses reagentes. E assim a integridade do vestígio é mantida, e esse objeto consegue seguir o fluxo das outras perícias”.

Imagem ilustrativa da imagem Peritos capixabas usam tecnologia da Turquia para identificar criminosos
Tecnologia: espécie de scanner |  Foto: Leone Iglesias/ AT

SAIBA MAIS 

Detecção

> O Sistema de Detecção de Impressões Digitais Latentes 8K é projetado para detectar impressão digital de alta resolução, fornecendo precisão em exames forenses.

> Os equipamentos substituem as maletas com pincéis e pós que eram usados para identificar, por exemplo, impressões digitais na cena do crime.

Crimes

> Os equipamentos são utilizados principalmente em perícias de crimes contra o patrimônio, como furtos, arrombamentos residenciais e comerciais, mas também podem ser usados para outros crimes, como homicídios.

> Ele permite, eventualmente, coletar DNA de digitais que seriam quimicamente tratadas e resultariam na perda do material genético.

> Já foi usado em locais de homicídios e crimes patrimoniais, e já ajudou a localizar material biológico nas cenas de crimes, apesar do foco ser a impressão digital.

Captura

> A ferramenta captura fotos RAW (um tipo cru de imagem, que não foi tratada) de alta qualidade e sem compressão, preservando cada detalhe e mantendo a integridade das evidências no local do crime.

Botão inteligente

> Com botões personalizados para ajustar rapidamente as configurações de luz e combinações de filtros, o botão inteligente permite que os especialistas forenses se concentrem na análise sem ajustes manuais. Esse recurso simplifica a detecção, transformando horas de trabalho em minutos de captura precisa e rápida de evidências.

Fonte: Especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: