Operação no Sul do ES recupera fios furtados avaliados em R$ 26 mil
Suspeito de ser o autor do furto é um adolescente, que indicou onde o material estava escondido
Escute essa reportagem
A Polícia Civil recuperou cerca de 570 metros de fios conjugados de chumbo, avaliados em aproximadamente R$ 26 mil, que haviam sido furtados na última quarta-feira (10) em uma fazenda localizada no distrito de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
De acordo com a corporação, o autor do furto seria um adolescente, que foi identificado nesta quinta-feira (11) — ele confessou a ação e indicou onde o material estava escondido. Os fios recuperados eram utilizados exclusivamente para irrigação automatizada.
“O autor do furto é um adolescente, que confessou o crime e indicou os locais onde estavam escondidos os objetos subtraídos, que posteriormente seriam queimados e vendidos para receptadores. O adolescente foi ouvido e liberado mediante presença da genitora, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou o delegado Rafael Amaral, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim.
Segunda apreensão nesta semana
Esta foi a segunda apreensão em um período de quatro dias. Na segunda-feira (08), foram apreendidos fios, diversos materiais e produtos que foram furtados em uma empresa de transporte rodoviário na mesma região. Os itens foram encontrados na residência de um idoso, de 70 anos, no bairro Amaral, também em Cachoeiro de Itapemirim.
“Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do investigado verificou-se que o mesmo possui passagem criminal pelo crime de tráfico de drogas e agora vai responder pelo crime de receptação qualificada”, explicou o delegado Rafael Amaral.
Foco tem sido os receptadores, diz secretário
O secretário de Estado de Segurança Pública, Eugênio Ricas, se manifestou sobre a operação. Segundo Ricas, o foco tem sido os receptadores — que recebem o material furtado. "O foco deste tipo de operação tem sido os receptadores, que além deste tipo de material, também faz a receptação de fios de cobre furtados. A Secretaria de Segurança Pública tem trabalhado numa estratégia que conta com a organização de um grupo de trabalho composto pela própria secretaria, as forças policiais, pelas empresas de telefonia, pela EDP e por outros atores. Nós vamos continuar trabalhando muito para coibir a receptação desse tipo de material", afirmou.
Ainda segundo o secretário, este tipo de operação será realizada em outras regiões do Espírito Santo. Confira o pronunciamento completo:
Comentários