X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Motorista capixaba envolvido em acidente com 39 mortes na BR-116 é preso no ES

Segundo o governador de Minas Gerais, a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motorista capixaba envolvido em acidente com 39 mortes na BR-116 é preso no ES
Acidente envolveu um ônibus de viagem, uma carreta e um carro |  Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O motorista capixaba envolvido no acidente que matou 39 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni, em dezembro do ano passado, foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais no Espírito Santo, nesta terça-feira (21).

A informação foi confirmada pelo governador Romeu Zema (Novo) através das redes sociais. Segundo ele, "a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas". 

A prisão de Arilton Bastos Alves foi decretada nesta terça pelo juiz Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni.

Uso de drogas 

O magistrado apontou na decisão que os exames coletados do motorista quando ele se apresentou às autoridades após o acidente indicaram a presença de álcool e drogas, entre elas cocaína e ecstasy. 

O toxicológico, realizado no suspeito no dia 23 de dezembro, dois dias depois da batida, detectou ainda MDA, alprazolam e venlafaxina no material biológico do motorista. 

Excesso de peso da carga

O juiz também afirmou que o condutor assumiu diversos riscos, caracterizando o chamado dolo eventual (quando a pessoa assume o risco de matar). Na ocasião do acidente, ele fugiu do local.

O documento destaca que o caminhoneiro admitiu não ter costume de verificar o peso dos blocos de granito que carregava. No dia do acidente, a carreta transportava dois blocos de quartzito, com peso total superior a 68 toneladas. 

"Somados ao peso do conjunto da carreta e seus dois semirreboques, chega-se a 91,261 toneladas, equivalente a quase o dobro do permitido pela legislação de trânsito", afirma o juiz. 

Causas 

A decisão ainda descarta a hipótese de que um furo no pneu do ônibus poderia ter causado o acidente ao citar que tanto as testemunhas quanto a perícia técnica não corroboram essa versão.

A principal hipótese citada pelas autoridades é a de que um grande bloco de granito se soltou da carroceria do caminhão e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, gerando um incêndio.

O juiz Danilo Ferraz apontou na sua decisão que o motorista do caminhão não tinha o costume de verificar a amarração do material que transportava e dos limites de peso a obedecer. O bloco de granito tinha 68 toneladas, enquanto cada reboque possuía capacidade máxima de carga de 30 toneladas. O caminhão ainda estava a 90 km/h, enquanto a velocidade permitida para a via era de 80 km/h.

Esses fatos, segundo o magistrado, evidenciaram "a absoluta irresponsabilidade e inaptidão para exercício de seu ofício".

Relembre o caso

O acidente ocorreu na madrugada de 21 de dezembro e deixou 39 mortes. A colisão envolveu um ônibus de viagem, uma carreta e um carro. O caminhoneiro Arilton Bastos Alves fugiu do local da batida e se apresentou à polícia dois dias depois no Espírito Santo, em 23 de dezembro, mas foi liberado — na época, a Justiça negou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil.

MATÉRIAS RELACIONADAS:


Segundo o governador de Minas Gerais, a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas. -------------------------------------- 🎙️ Assista aos nossos podcasts em http://tribunaonline.com.br/podcasts 📰 Assine A Tribuna aqui https://atribunadigital.com.br/assinatura/ 💻 Fique bem informado com as notícias do Brasil e do Mundo aqui https://tribunaonline.com.br Tribuna Online

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: