Morte de adolescente motivou ataques a ônibus em bairro de Vitória
Sete ônibus foram depredados durante manifestações motivadas por morte de adolescente, que aconteceu após confronto com a PM
Escute essa reportagem

Os últimos dias têm sido marcados por ataques a coletivos na Grande Vitória. Na noite de terça-feira (26), mais sete ônibus do Sistema Transcol foram vandalizados durante manifestações na em um trecho da rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro. O motivo teria sido a morte de um adolescente, de 15 anos.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado Leonardo Damasceno, os conflitos não têm relação com as motivações dos ataques na Região do Bairro da Penha, mas sim com um adolescente, integrante de facção criminosa, que morreu após um confronto com a Polícia Militar, no bairro Santos Reis, em São Pedro, na madrugada de terça-feira (26).
"Tivemos alguns eventos, algumas crises na segurança pública de ontem para hoje, não relacionados uns com os outros. Esse evento especificamente no Complexo da Penha decorreu de um confronto com as forças de segurança em que um integrante da facção foi morto", explicou o secretário.
"Nós tivemos na Grande São Pedro algo muito semelhante, tivemos um confronto policial na madrugada, em que um grupo de criminosos confrontou e atirou na Polícia Militar e a Polícia Militar revidou, e um desses indivíduos foi baleado, foi socorrido e, ao longo do dia ele morreu dentro do hospital", acrescentou Damasceno.
O Secretário de Segurança Pública apontou ainda que os ataques atingem diretamente a população, que fica refém da violência e depende dos transportes públicos para se locomover.
Essa notícia se espalhou entre os criminosos, que para novamente tentar confrontar, eles não querem confrontar as forças de segurança, querem atingir o cidadão de bem, o inocente, porque eles não tem coragem de enfrentar uma das policias mais bem equipadas e capacitadas do Brasil e do Mundo. Então foi isso que aconteceu, são dois conflitos diferentes, que aproveitou e aconteceram no mesmo momento", afirmou.
Coletivos atacados
Em razão dos ataques a transportes públicos e privados, 11 ônibus foram depredados e um incendiado, nos bairros da Penha, Bonfim, São Pedro, nas Avenidas Marechal Campos e Leitão da Silva, e em Cariacica.
Entre segunda-feira (25) e quarta-feira (27), a circulação de algumas linhas dos coletivos do Sistema Transcol foram suspensas nos bairros em que foram registrados os coletivos. Policiais militares realizaram escoltas e patrulhamentos nas regiões dos ataques, o que possibilitou a normalização dos itinerários dos ônibus.
Segundo apurações da TV Tribuna/Band, os atos de vandalismo geraram um prejuízo milionário para os cofres públicos, uma vez que cada coletivo custa cerca de R$ 800 mil. Em pouco mais de 20 anos, estima-se que o dano gire entorno de R$ 80 milhões.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários