X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Manifestantes fecham via da ES-010 após morte de adolescente

Irmão da vítima também foi baleado e levado para o hospital


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Manifestantes fecham via da ES-010 após morte de adolescente
Em entrevista à reportagem do Jornal A Tribuna, populares contestam a versão dos militares de que o caso teria sido um confronto |  Foto: © Divulgação

Após um adolescente de 17 anos ter sido morto e seu irmão, de 19 anos, ter sido baleado em um confronto com policiais militares, na manhã desta segunda-feira (11), em Jardim Limoeiro, manifestantes fecharam uma via da Rodovia ES-010 e depredaram dois ônibus do Sistema Transcol.

Para fechar uma das vias mais movimentadas da Grande Vitória, populares usaram itens de madeira e restos de lixo. O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, informou que, durante a manifestação, dois ônibus do Sistema Transcol foram depredados e ficaram com os vidros quebrados.

O caso

Cápsulas de arma de fogo, sangue e marcas de tiros na parede, são alguns dos itens achados dentro da residência em que os irmãos Gustavo Oliveira Santos, de 17 anos, e José Henrique Oliveira Santos de 19 anos — que estavam dormindo na casa de amigos quando foram surpreendidos por policiais militares.

Em entrevista à reportagem do

Jornal A Tribuna

, populares contestam a versão dos militares de que o caso teria sido um confronto, e afirmam que o adolescente foi atingido oito vezes, e seu irmão foi baleado com a mão para cima. Uma moradora que não quis ser identificada conta que ninguém sabe se o menor de idade morreu no local ou depois, já que não houve perícia.

“A polícia levou o corpo dele, e não deixaram perícia e nem nada. A família deles tentou se aproximar da casa que eles estavam e eles atiraram neles com bala de borracha. Depois cataram as balas de borracha e levaram o corpo do menino.” disse.

Outra versão

Em uma coletiva de imprensa sobre o caso, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, relatou que militares receberam uma denúncia de que 10 homens estariam andando armados em Jardim Limoeiro, próximo à rua Rio de Janeiro.

Caus contou que, ao chegar no local, os militares foram recebidos com disparos de arma de fogo de oito indivíduos. “Encontramos cinco criminosos armados que começaram a atirar contra os policiais militares, e, ao mesmo tempo, em cima de um terraço teriam outros três indivíduos atirando também.”

“Eram oito indivíduos atirando contra a tropa do batalhão. O jovem teria sido baleado e foi levado para o hospital Jayme Santos Neves, e o outro veio a óbito em virtude do confronto da tropa do batalhão", relatou.

O coronel afirma que, durante a ocorrência e confronto, os outros seis indivíduos fugiram do local. Questionado sobre a versão dos familiares de que os irmãos teriam sido surpreendidos e baleados dentro de casa, Caus afirma que não foi isso o que ocorreu.

No hospital, José Henrique Oliveira Santos, que já está preso, disse em depoimento que recebeu ordens para fazer um enfrentamento aos policiais militares. Em nota, a Polícia Civil afirmou que o corpo do suspeito que foi a óbito no hospital será encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Somente após a ocorrência ser entregue na PCES e a finalização das diligências, que ainda estão em andamento, serão repassadas informações do caso e o procedimento adotado com o suspeito de 19 anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: