Janeiro registrou 51 roubos de bikes elétricas no ES
De janeiro de 2023 a janeiro deste ano, foram 482 furtos e roubos. Vila Velha é o município com maior número de casos
A crescente circulação das bikes elétricas pelas ruas do Espírito Santo tem chamado a atenção dos criminosos. De janeiro de 2023 a janeiro deste ano, foram 482 furtos e roubos desse meio de transporte.
Enquanto em janeiro de 2024 foi registrada uma ocorrência e no mesmo período de 2025 oito, no primeiro mês deste ano foram contabilizadas 51.
Vila Velha é o município com maior número de roubos e furtos: 270. Em seguida, vem Vitória, com 118; Serra, 69; e Cariacica, 9. Os dados são do Observatório Estadual de Segurança Pública.
O bairro Praia da Costa, em Vila Velha, foi o que registrou o maior número de bikes elétricas furtadas e roubadas: 49.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que, em 2025, a Guarda Municipal da cidade recuperou 42 bicicletas elétricas roubadas. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram recuperadas seis unidades.
“Diante de qualquer ocorrência, a população pode acionar a Guarda Municipal de Vila Velha pelo número 153”, destacou a nota.
Foi o que ocorreu ontem. Por volta do meio-dia, populares acionaram a Guarda Municipal, após duas vítimas terem suas bicicletas roubadas na Rodovia do Sol, em Itaparica.
Ao chegar ao local, a Guarda Municipal constatou que a Polícia Militar havia apreendido um suspeito. Em seguida, a Guarda Municipal localizou o segundo, um adolescente de 16 anos, com os bens e um simulacro de arma. As vítimas tiveram os pertences devolvidos, segundo a Prefeitura de Vila Velha informou por nota.
Na Serra, de acordo com a prefeitura, dados indicam que, em 2025, três bicicletas elétricas foram recuperadas no município.
Já em Vitória, a Guarda Municipal informou que mantém ações permanentes de patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a cidade.
Para quem deseja se proteger contra roubos e furtos, uma das indicações é a contratação de seguro, segundo orienta o capitão Anthony Moraes Costa, consultor em segurança viária.
“Hoje tem sido bastante comum a contratação desse tipo de proteção. É uma forma de amenizar prejuízos e dores de cabeça”.
Ele alerta ainda que os modelos de bicicletas elétricas e autopropelidos são muito parecidos. “Se for possível destacá-los de alguma forma, personalizando e tornando seu modelo diferente dos demais, isso torna mais fácil a localização imediata em caso de furto ou roubo, o que pode desmotivar uma ação criminosa”, aconselha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários