ES registra primeira morte causada por nova droga que circula no Brasil
A circulação da substância nunca havia sido registrada no País. Nos Estados Unidos, a droga causou 236 mortes desde 2019 e é motivo de alerta
Escute essa reportagem
O Espírito Santo registou a primeira morte no Brasil pelo consumo da substância Bromazolam. Até então, a circulação dessa droga no País nunca havia sido identificada. A confirmação do primeiro caso de morte causada por esse novo entorpecente foi feita pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Policia Civil, nesta quinta-feira (20).
De acordo com a corporação, a vítima da nova droga foi um DJ, de 37 anos, encontrado morto em um motel, no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, em 10 de julho do ano passado. Na época, a polícia informou que ele estava em uma suíte com duas mulheres, quando teria sofrido um mal súbito.
Leia mais notícias de Polícia aqui
Dois dias depois, a polícia apreendeu 3.595 pontos de Bromazolam com um motorista de aplicativo, de 46 anos, no bairro Portal de Guarapari, em Guarapari.
Neste ano mais duas apreensões da nova droga foram recebidas pelo Laboratório de Química Forense, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
A Polícia Civil capixaba notificou a morte e o registro da circulação da substância no Brasil à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possibilitando a inclusão do Bromazolam no rol de substâncias controladas pela agência.
A corporação informa que, nos Estados Unidos, existe um alerta direcionado para a saúde pública, laboratórios e médicos, relatando o aumento de casos envolvendo esta substância.
Nos Estados Unidos, foram registradas 236 mortes com o envolvimento do Bromazolam, de 2019 até junho do ano passado.
Mais informações sobre a primeira morte pela substância e a apreensão da nova droga no Espírito Santo serão apresentados em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), na Chefatura de Polícia Civil.
Reportagem de A Tribuna mostrou que o Espírito Santo está na rota das novas drogas
A reportagem especial do jornal A Tribuna, na segunda-feira (17), revelou que o Espírito Santo está na rota das novas drogas que chegam ao Brasil. A informação foi mencionada pelo titular do Departamento Especializado de Narcóticos, delegado Tarcísio Otoni, durante entrevista.
Depois da apreensão da superdroga fentanil, em Cariacica, que é inédita no Brasil, países como Estados Unidos, Austrália, Hungria e alguns locais da Europa fizeram contato com a polícia capixaba.
Em fevereiro, a Polícia Civil do Espírito Santo encontrou 31 ampolas desviadas do anestésico, cujo nome técnico é citrato de fentanila – que foi chamada de primeira apreensão da substância no Brasil.
Leia mais
Fentanil já é encontrado no Brasil misturado a outras drogas
Superdroga é apreendida pela primeira vez no ES
Jovem é detida pela Polícia Federal com notas falsas no Sul do ES
Comentários