X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Empresa do ES é interditada suspeita de aplicar golpes em idosos

Pelo menos 13 clientes foram vítimas. Eles contratavam empréstimos e recebiam um valor abaixo do combinado


Imagem ilustrativa da imagem Empresa do ES é interditada suspeita de aplicar golpes em idosos
Empresa foi interditada pela Polícia Civil |  Foto: Divulgação / SESP

Uma empresa de crédito consignado de Afonso Cláudio, na região Serrana do Estado, foi interditada nesta quarta-feira (12) após denúncias de que pelo menos 13 clientes foram vítimas de golpes ao contratar empréstimos no local. A polícia estima um prejuízo superior a R$ 100.000,00 às vítimas.  

A dona da empresa e uma funcionária são investigadas pelos golpes. Segundo a polícia, as vítimas recebiam um valor abaixo do contratado no empréstimo e a empresa afirmava que o dinheiro descontado era para despesas de banco.

Além disso, as vítimas também tiveram seus benefícios previdenciários transferidos para outros bancos digitais. Com a portabilidade do benefício, as suspeitas passaram a ter total controle das contas desses clientes, fazendo inclusive empréstimos no nome deles e transferindo o valor para suas contas pessoais ou para terceiros, por meio de Pix.

De acordo com as investigações, as suspeitas se aproveitavam da idade avançada e da falta de familiaridade dos idosos com tecnologias bancárias para aplicarem os golpes financeiros. 

A operação da Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão, sendo um deles no endereço da empresa, com o objetivo de apreender aparelhos celulares, computadores e documentos para contribuir com as investigações.

Imagem ilustrativa da imagem Empresa do ES é interditada suspeita de aplicar golpes em idosos
Computadores, celulares e cadernos de anotações de transações foram apreendidos e serão analisados |  Foto: Divulgação / SESP

“Num único inquérito constam pelo menos 13 vítimas, a grande maioria de pessoas idosas, que foram ludibriadas pela empresa, e a princípio estima-se um prejuízo superior a R$ 100.000,00”, completou o delegado Julio Cesar Cortina.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, também foi feita a quebra de sigilo bancário das suspeitas, além da medida de bloqueio judicial nas contas delas, para assegurar uma possível reparação dos danos sofridos pelas vítimas. Também foi aplicada a suspensão da atividade empresarial realizada pelas suspeitas.

“A Polícia Civil de Afonso Cláudio pede à população que tenha feito empréstimos consignados com a empresa que verifique seus extratos bancários para saber se não houve algum desvio de valores em suas contas”, alertou o delegado Julio Cesar Cortina.

As investigações agora vão continuar para verificar outros delitos cometidos, além do estelionato, como falsidade ideológica, furto mediante fraude, entre outros.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: