Denúncia anônima agora pode ser feita via WhatsApp
Secretaria de Estado de Segurança lançou novo canal de atendimento que usa Inteligência Artificial para interagir com as testemunhas
Testemunhas ou qualquer pessoa que tenha informações que possam ajudar a Polícia Civil em investigações podem contribuir com a segurança pública começando com um “Oi”, no “Zap”.
É que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) lançou ontem um número de WhatsApp – o (27) 99253-8181 – para a população fazer denúncias anônimas.
O novo canal se soma ao Disque-Denúncia 181, para a realização de chamadas telefônicas, e ao site disquedenuncia181.es.gov.br, lançado no Estado em 2018.
“Obviamente, com as evoluções, as tecnologias, a utilização dos aplicativos instantâneos de mensagem, para nós é fundamental a gente chegar no WhatsApp. Então, as pessoas, os mais jovens, principalmente, utilizam muito o WhatsApp e para nós é importante também levar o Disque-Denúncia para o aplicativo”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno.
O gerente do Disque-Denúncia 181, Paulo Expedicto Amaral, explicou que o primeiro contato com o número pode ser feito com uma saudação, por exemplo, um “Oi”.
A partir de então, a Inteligência Artificial (IA), denominada Duda, vai conduzindo a pessoa até o fechamento dessa denúncia.
“Para homicídio, há perguntas que são mais importantes para os investigadores receberem as respostas para fazerem uma apuração melhor do crime de homicídio. Para o tráfico de drogas, as perguntas já são outras”, disse.
Paulo Expedicto Amaral destacou que o Disque-Denúncia do Estado já é referência nacional como o mais importante instrumento, a principal arma do cidadão de bem para colaborar com a polícia.
“Um dos desafios que a gente tinha era equilibrar mais esse canal de recebimento de denúncias com a garantia do anonimato, que é algo que nós não abrimos mão, é muito importante para a gente”.
O gerente do Disque-Denúncia 181 destacou que, em 24 anos de funcionamento, nunca houve sequer um vazamento.
“Não é porque teve vazamento e foi omitido. É porque nós não temos condições, nem nós, da gerência, manuseamos esses dados. Por questões de segurança digital de criptografia, lá na origem, esses dados já são omitidos”, frisou.
Saiba mais
Denúncias por WhatsApp
Agora o Disque-Denúncia conta com o serviço de registro de denúncias pelo WhatsApp.
(27) 99253-8181 é o número pelo qual o cidadão irá interagir com uma Inteligência Artificial chamada Duda.
Anonimato
E o anonimato continua garantido.
a pessoa não precisa se identificar e não fica registrado no sistema qualquer dado do aparelho.
Como funciona
O cidadão pode enviar uma saudação, como um “Oi” para o número de WhatsApp.
Ele receberá uma mensagem de boas-vindas com o número de protocolo do atendimento.
Na mensagem, ele é orientado a ligar para o Ciodes-190 em caso de crimes que estejam acontecendo naquele momento.
A inteligência Artificial vai perguntar se o acesso está sendo feito de um lugar ou equipamento confiável, com a opção de resposta “Sim” e “Não”.
A pessoa também é informada que não é preciso se identificar e que nenhuma informação do aparelho é registrada.
Crimes relacionados
Uma mensagem será enviada com a relação de 12 crimes que podem ser denunciados, como tráfico e homicídio.
Caso o crime que a pessoa deseja denunciar não esteja relacionado, há ainda a opção “Demais crimes”.
Para cada crime há um protocolo diferente de envio de informações, de acordo com os parâmetros de investigação.
Fotos, vídeos e áudios
O número de WhatsApp não recebe chamadas, que devem ser feitas para o Disque-Denúncia 181.
Também não são aceitas denúncias por áudio, pois é preciso seguir o passo a passo da IA.
Áudios são aceitos após o denunciante seguir as orientações, conforme o crime, como parte da denúncia, assim como fotos e vídeos.
A denúncia é entregue à unidade competente para investigação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários