Carnaval 2023 tem segundo menor número de homicídios no ES desde 2001
Ao todo foram registrados 16 mortes violentas no Espírito Santo no período do Carnaval deste ano
Escute essa reportagem
O Carnaval de 2023 no Espírito Santo apresentou o segundo menor índice de assassinatos desde 2001, segundo divulgação dos dados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O levantamento leva em consideração o período da última sexta-feira (17) até a quarta-feira de cinzas (22).
Ao todo foram registrados 16 homicídios em todo o Estado, sendo que no domingo de Carnaval (19) não foi registrado nenhum assassinato.
Dos 16 assassinatos registrados na folia deste ano, sete aconteceram na Grande Vitória, três na Região Norte do Estado, três na Região Noroeste, dois na Região Sul e um na Região Serrana. A Sesp ainda disse que dois desses homicídios aconteceram durante eventos de Carnaval - um em Marataízes e outro em Jacaraípe, na Serra.
O menor registro de homicídios no período aconteceu no ano passado, com 14 mortes violentas confirmadas. Entretanto não houve eventos e festas de Carnaval em 2022 por causa da pandemia de Covid-19. 2021 segue o mesmo, quando aconteceram 19 assassinatos, porém sem que houvesse festas.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou o planejamento das forças de segurança e disse que não existe qualquer clima de comemoração, mas de reconhecimento pelo resultado alcançado.
“Claro que não queríamos nenhuma morte em nosso Carnaval. É um período que historicamente temos problemas, pois além de envolver grandes multidões, tem a questão de consumo em excesso de bebidas, o tráfico de entorpecentes, que não para", disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.
Leia mais:
Chacina no MT: Suspeito é morto em confronto com a polícia
Júri de ex-pastor acusado de matar filhos deve durar 3 dias
"Entendemos que dentro do possível oferecemos segurança a quem veio curtir o Carnaval no Espírito Santo. A grande maioria das confusões e problemas que registramos foi fora do horário determinado pelas administrações municipais, dos blocos e festas oficiais", concluiu.
Zero feminicídio e morte de mulheres
A Sesp também divulgou que nenhuma mulher foi assassinada durante o período do Carnaval 2023, tanto por casos de feminicídio, quanto por qualquer outro motivo. Desde janeiro foram registrado oito caso de mortes violentas de mulheres, quando 15 casos no mesmo mês do ano passado.
“Esse sim é um dado a se comemorar. Nenhuma morte de mulher nesse período, em que elas sofrem tanto com assédio, a questão da violência doméstica. Temos que conseguir tornar essa situação normal. Ninguém é dono de ninguém e o feminicídio é um crime de covardia. Essa cultura tem que acabar. Ficamos sem morte de mulher no Carnaval e esperamos que nenhuma mais ocorra”, disse Ramalho.
Leia mais:
Motorista que atropelou mãe e filho no ES é preso em cidade mineira
Comentários