X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Câmeras no trânsito ajudam a prender acusado de 3 estupros

Procurado desde o ano passado, o suspeito é acusado de violentar duas crianças e uma adolescente, e foi detido na Enseada do Suá


Imagem ilustrativa da imagem Câmeras no trânsito ajudam a prender acusado de 3 estupros
Vídeo mostra momento em que o acusado, pilotando uma moto, é abordado por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória. Não houve reação na hora da prisão |  Foto: Reprodução de vídeo

Acusado de cometer três crimes de estupro, sendo dois deles contra crianças e um contra uma adolescente, um montador de móveis, de 33 anos, foi preso nesta terça-feira (05) pela Guarda Civil Municipal de Vitória.

Procurado desde o ano passado, ele foi preso no início da manhã de terça (05), na Enseada do Suá, em Vitória. Sua prisão contou a ajuda de câmeras de videomonitoramento.

Leia mais sobre Polícia

O acusado pilotava uma motocicleta, acompanhado da namorada, quando foi abordado pela equipe da Guarda de Vitória. Não houve reação na hora da prisão.

“Com informações repassadas pela Gerência de Inteligência da Guarda, a equipe fez o acompanhamento e assim que o veículo parou na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, a abordagem foi realizada”, detalhou o inspetor Callegari, do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop).

As vítimas tinham idades de 3, 9 e 15 anos na época dos fatos. O mandado de prisão preventiva estava sob sigilo em razão de ser crime contra criança e foi expedido pela 5ª Vara Criminal de Vitória, em 2023.

Desde então, como destaca a Guarda Municipal, a Polícia Civil já havia tentado prendê-lo duas vezes, porém, sem sucesso.

A troca de informações com o Ministério Público levou a Gerência de Inteligência da Guarda de Vitória a identificar o veículo e, com a ajuda do videomonitoramento, foi possível verificar o trajeto realizado pelo suspeito.

Você sabia?

Os casos de estupros ocorreram em datas distintas e foram investigados pela Delegacia de Proteção à Criança. Por se tratar de delito envolvendo menores de idade, a Guarda Municipal explicou que não é possível divulgar mais detalhes.

Penas

Falando no contexto geral, o advogado criminalista André Rocha explicou que quem comete esse tipo de delito responderá pelo crime do artigo 217-A do Código Penal (estupro de vulnerável) no caso das crianças, sendo a pena mínima de 8 anos e a máxima de 15 anos, para cada um dos dois estupros de vulnerável.

“Além disso, no caso da adolescente de 15 anos de idade, responderá pelo crime descrito no artigo 213-A, parágrafo 1°, do Código Penal (estupro contra adolescente menor de 18 e maior de 14 anos de idade), cuja pena mínima é de 8 e a máxima de 12 anos de reclusão. Somadas as penas, ele poderá pegar de 24 a 42 anos de reclusão, se condenado”, finalizou o advogado criminalista.

Outros criminosos já foram presos

Atualmente, são 841 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade de Vitória, que já ajudaram a flagrar e prender outros criminosos. Elas são operacionalizadas pelos agentes da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória.

A segurança da capital também conta com outro aliado: o auxílio de 106 equipamentos do Cerco Eletrônico que permite identificar veículos com restrição de furto ou roubo circulando pela cidade.

Até o final deste mês de março, a capital passará a ter, no total, mil câmeras de videomonitoramento em funcionamento, como revelou o secretário Municipal de Segurança Urbana, Amarilio Luiz Boni.

O secretário destaca ainda a importância do trabalho integrado das forças de segurança, como as polícias, o Ministério Público, junto com a inteligência da Guarda.

Por questões estratégicas, Amarilio diz que não é possível dar detalhes de como ocorre esse trabalho integrado, mas garantiu ótimos resultados.

Tanto é que as câmeras de monitoramento, como Amarilio Boni conta, já ajudaram a prender outros criminosos. Além do montador de móveis acusado de cometer três estupros, vários mandados de prisão já foram cumpridos, a exemplo de assassinos, traficantes, assaltantes e até estupradores.

“Sem dúvida, a tecnologia é uma grande aliada. No início da gestão encontramos apenas 24 câmeras e agora daremos um salto para mil. O objetivo da utilização das câmeras é melhorar a segurança pública e viária na capital”, diz Amarilio.

“Uma das propostas é que todas as entradas e saídas de áreas vulneráveis sejam monitoradas. A gente já tem toda a avenida Leitão da Silva. Estamos terminando a região do entorno do Complexo da Penha, assim como outros bairros”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: