Caçador é preso no Parque Paulo César Vinha, em Guarapari
Homem foi flagrado instalando uma armadilha para capturar animais
Siga o Tribuna Online no Google
Um homem de 75 anos foi preso após ser flagrado instalando uma armadilha no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari, na última quinta-feira (30). A prisão ocorreu durante uma operação de monitoramento conduzida por equipes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
De acordo com o Iema, a operação ocorreu após serem identificados vestígios de atividades de caça dentro do parque. "Como parte da estratégia de fiscalização, a Polícia Ambiental passou a intensificar incursões no local, tanto durante o dia quanto à noite. Durante a atividade, foram identificadas trilhas utilizadas para essa prática ilegal", explicou o instituto.
O suspeito foi flagrado enquanto se preparava para instalar uma armadilha conhecida como “canhão” — dispositivo de disparo automático acionado pela passagem de animais. Ele foi levado para a delegacia, onde foi autuado conforme a legislação ambiental.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Guarapari e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Como não pagou a fiança estipulada, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).
“Ações de fiscalização continuarão sendo realizadas com o objetivo de coibir a caça ilegal e preservar a biodiversidade dos parques estaduais”, reforçou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada. Denúncias podem ser realizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários