Blitz autua transporte escolar irregular e retira de circulação dois veículos
Operação organizada pelo Detran ocorreu na tarde desta última quarta-feira (07) em Vitória
Escute essa reportagem
A volta às aulas na capital capixaba começou com blitz para fiscalizar transporte escolar irregular. Na tarde desta última quarta-feira (07), o Detran organizou operação que ocorreu no bairro Maruípe e quinze veículos escolares foram fiscalizados. Durante a ação, 16 autos de infração de trânsito foram registrados por condutas ilegais pela legislação de trânsito e dois veículos foram removidos para o pátio do Detran|ES.
Entre as infrações estão condutas relacionadas à irregularidade do transporte escolar colocando em risco a segurança dos estudantes, como condutor não licenciado para o transporte remunerado e sem ter cursos especializados obrigatórios, além de veículo que não foi submetido à inspeção de segurança veicular periódica.
“A fiscalização integrada de transporte escolar faz parte do programa Força pela Vida, que, nesse caso, reuniu os órgãos de trânsito com o objetivo de garantir segurança para os estudantes e para as famílias. Verificamos infrações que, além de caracterizar a irregularidade do transporte escolar, são um risco para as crianças transportadas. Isso porque as famílias não têm garantia de que aquele condutor está capacitado para o serviço ou o veículo não passou pela vistoria e atestou a segurança do transporte”, disse o Coordenação de Operações de Fiscalização do Detran|ES, Marcelo Alexandre Pádua.
Além do Detran, a operação contou com a participação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT) e do Grupamento Tático Operacional (GTO) de Vitória.
Balanço da operação
15 vans escolares abordadas
02 veículos removidos
16 Autos de infrações
03 Termos circunstanciados por exercício ilegal da profissão
Comentários