Assassinato: Ex-candidato a vereador deixou vídeo apontando suspeito
Escute essa reportagem
Dias antes de ser assassinado, o ex-candidato a vereador e ativista político Jonas Soprani, de 48 anos, gravou um vídeo onde aponta um vereador de Linhares como suspeito caso algo acontecesse com ele.
Jonas, que foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais em 2020, foi morto a tiros na noite de quarta-feira (23).
Ele estava em um bar do município, quando o criminoso atirou. O ativista chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Rio Doce, onde seguiu direto para a sala de cirurgia, mas morreu logo após dar entrada no local.
Segundo a Polícia Civil, Jonas foi atingido por 10 tiros e outro cliente do bar também foi ferido no pé e levado a um hospital do município.
O vídeo em que Jonas diz que acreditava que algum atentado poderia ocorrer contra ele foi gravado cerca de 10 dias antes dele ser assassinado. Nas imagens, o ex-candidato diz inclusive o nome do vereador.
"Qualquer coisa que acontecer comigo, foi ele que mandou", garante o ativista. E completa: "Vou deixar bem claro para o Poder Judiciário e para o delegado de plantão aqui do município de Linhares".
Na gravação, Jonas ainda afirma que não tem medo e que continuaria seu trabalho de denunciar irregularidades no município.
A hipótese de motivação política para o crime é apurada pela Polícia Civil, que já está com as imagens do vídeo.
Na tarde desta quinta-feira (24), o delegado Tiago Cavalcante, que investiga o caso, disse que diligências seguem sendo realizadas no município em buscas de suspeitos, mas que ainda é cedo para informar detalhes das apurações.
O corpo de Jonas foi velado e sepultado na tarde desta quinta, no cemitério do distrito de Farias. A cerimônia contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
A reportagem fez duas vezes contato por celular com o vereador citado por Jonas Soprani. Nas ligações, feitas no início da noite desta quinta-feira, o parlamentar diz que é para a reportagem procurar os advogados dele e desliga em seguida sem informar quais são os nomes que atuam em sua defesa.
Tiraram sua vida por defender o nosso dinheiro", diz viúva
A viúva do o ex-candidato a vereador e ativista político Jonas Soprani, de 48 anos, usou as redes sociais de Jonas para deixar uma mensagem ao marido assassinado na última quarta-feira (23), em Linhares. Em uma mensagem postada nesta quinta-feira (24) a mulher de Jonas falou sobre o assassinato e se declarou ao marido.
"Meu amor foi embora tiraram sua vida por defender sempre o dinheiro Nosso que muitos políticos. Desvia pra seu próprio benefício. Jonas Soprani será sempre um mito. Mesmo que calaram sua voz. haverá quem continue seu trabalho. Amor eterno, Neia Rigo".
Comentários