Adolescente é apreendido com arma dentro de escola em Cariacica
Aos policiais, o estudante disse que a arma pertence ao tio dele e que a levou para a escola para mostrar aos colegas
Escute essa reportagem
Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido com uma pistola calibre 380 dentro de uma escola estadual, no bairro Tabajara, em Cariacica, na noite de quinta-feira (16). Aos policiais, o estudante disse que a arma pertence ao tio dele e que a levou para a unidade de ensino para ostentar.
De acordo com a Polícia Militar, o diretor da escola informou que a coordenadora do turno o procurou e relatou que diversos alunos estavam informando que o estudante estava portando uma arma de fogo no interior da escola e mostrando para vários colegas.
Leia mais
VÍDEO | Barbeiro sofre tentativa de assassinato ao chegar em casa no ES
Helicóptero cai em São Paulo e quatro pessoas morrem
Ao ser chamado à coordenação, o aluno inicialmente negou o fato, porém depois confessou que estava com a arma de fogo em uma bolsa. Além da pistola, o aluno estava ainda com dois rádios comunicadores. Os responsáveis do aluno foram acionados, comparecendo os avós paternos.
Quando os militares chegaram, o aluno estava na sala da direção com os avós, o diretor e o coordenador na sala.
A mochila do estudante foi revistada pelos policiais e a arma foi encontrada, bem como os dois rádios comunicadores. A pistola estava com um carregador com capacidade para 15 munições.
Segundo o adolescente e o avô dele, a arma pertencia ao tio do menor, que é caminhoneiro e, segundo eles, possuía a posse da arma. "Contudo não foi possível confirmar tal informação, visto que o homem não estava no local e também não compareceu à delegacia com o referido registro", informa a PM.
O adolescente também foi revistado e foi encontrada no bolso da bermuda uma cápsula de munição deflagrada de 380. O aluno afirmou aos policiais que o tio, dono da arma, havia sacrificado um cachorro com um tiro e, após isso, o menor foi até o local e pegou a cápsula deflagrada.
Ao ser questionado sobre os rádios comunicadores, o aluno disse que os encontrou em um terreno baldio próximo a casa dele.
O adolescente explicou que sabia que a arma era guardada na parte superior do guarda-roupa do tio. Então, ele tirou uma foto para mostrar aos colegas da escola, que disseram que ele estava brincando e que não tinha arma em casa.
Por essa razão, o estudante disse que se encorajou a pegar a arma do tio e a levar até a escola para ostentar e provar aos colegas que não estava mentindo.
O aluno foi encaminhado para a 4ª Delegacia Regional acompanhado pelo avô. Durante a confecção da ocorrência foi entregue na delegacia o registro da arma em nome do tio do adolescente.
Por nota, a Polícia Civil informou que o adolescente assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo, e foi reintegrado à família, após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público, quando solicitado.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que junto ao Conselho de Escola, foi definido que o estudante será transferido de unidade escolar. "Informa ainda que já estão agendadas palestras com os alunos e com os pais, para discutirem sobre combate à violência nas escolas", disse em nota.
Leia mais
Bebê é internado em UTI e mãe é presa acusada de espancar a filha no ES
Fisioterapeuta acusado de estupro em UTI tem prisão decretada em SP
Comentários