500 já foram presos no ES após serem reconhecidos por câmeras
Atualmente, mais de 700 equipamentos que fazem reconhecimento facial estão instaladas em vias de grande circulação e nos ônibus
A tecnologia tem ajudado a reforçar a segurança pública no Espírito Santo. Com o auxílio do reconhecimento facial, o governo do Espírito Santo alcançou a marca de 500 prisões realizadas. Os mandados foram cumpridos em vias de grande circulação e nos coletivos do sistema Transcol.
Hoje, mais de 700 câmeras inteligentes que fazem o reconhecimento facial estão em funcionamento, transmitindo imagens em tempo real para o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria da Segurança Pública do Estado.
As informações são repassadas diretamente às equipes em campo, com atuação integrada de policiais militares, civis e guardas municipais, aumentando a eficiência das operações. As câmeras estão instaladas em vias de grande circulação e nos ônibus do sistema Transcol.
O governador Renato Casagrande ressalta que a utilização do equipamento tem ajudado a identificar e retirar de circulação os criminosos procurados por crimes graves.
“É a tecnologia sendo usada de forma responsável para qualificar a ação policial. Esse é um resultado que vem de planejamento, investimento e integração das nossas forças de segurança. Estamos fortalecendo a capacidade do Estado de proteger o cidadão com inteligência e eficiência”, afirmou.
Entre os criminosos retirados das ruas com o auxílio das câmeras, destacam-se aqueles ligados a casos de tráfico de drogas (104), roubo (88), homicídio (66), furto (24) e estupro (21).
Ricardo Ferraço, vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente, destaca que esse é um recado claro aos criminosos: no Espírito Santo não há espaço para a impunidade.
“Vamos seguir com ações preventivas e de combate à criminalidade. Aqui não passamos a mão na cabeça de bandido. A Segurança Pública é uma obra inacabada e precisa sempre evoluir. E é isso que está acontecendo. Os números comprovam a redução de homicídios ano a ano. Não comemoramos e vamos seguir trabalhando”, pontuou.
Ricardo Ferraço destacou ainda que o governo está fazendo a maior recomposição do efetivo da Polícia Militar.
“Serão 3.650 novos soldados combatentes e a Polícia Civil terá mais 1.052 novos policiais. Não vamos descansar até tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, concluiu o vice-governador.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários