15 pessoas estão presas no ES por crimes de trânsito
Os dados são da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)
Atualmente 15 pessoas estão presas no Estado por cometerem crimes de trânsito, segundo dados da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
O advogado especialista em segurança pública Fábio Marçal avalia que o número de prisões é pequeno. “O número de presos é muito pequeno. Existem crimes terríveis, que ultrapassam crimes de trânsito, que são considerados dolo eventual e a sociedade não quer mais isso”, observa.
Para o advogado, a população quer regras mais rígidas no trânsito, que a façam se sentir protegida.
“Se a percepção hoje do político é que a sociedade quer o fim das autoescolas, o fim das regras, condutores das bicicletas elétricas fazendo o que estão fazendo, sinto muito dizer a eles que a sociedade quer é o contrário, quer é regra, proteção, que a gente possa ir e vir com tranquilidade, o que não está acontecendo”, afirma.
Em 2024, pela primeira vez, o número de mortes em acidentes de trânsito superou o total de homicídios dolosos no ES, com 980 vítimas fatais nas vias capixabas, contra 852 mortes violentas intencionais, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Marlon Dummer, consultor de segurança de trânsito do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran) e Federação das Empresas de Transportes do Estado (Fetransportes), destaca que o pedestre é o elo mais vulnerável do trânsito.
Por outro lado, destaca, a postura de quem dirige veículos automotores, carros, motos, caminhões e ônibus é determinante para proteger quem anda a pé.
“Em áreas com concentração de pessoas, pontos de ônibus, escolas, hospitais e cruzamentos movimentados, é indispensável reduzir a velocidade. Velocidade menor significa maior campo de visão, mais tempo para decidir e menor gravidade em caso de impacto.”
O especialista observa que “em um cenário crítico de atropelamentos, a mudança de postura de pedestres e condutores deixa de ser uma opção e passa a ser questão de vida ou morte”.
Saiba Mais
Mortes no trânsito superam os homicídios
Prisões
Atualmente, 15 pessoas estão presas, no Estado, por cometerem crimes de trânsito.
Mortes
Em 2024, pela primeira vez, o número de mortes em acidentes de trânsito superou o total de homicídios dolosos no Estado, com 980 vítimas fatais nas vias capixabas, contra 852 mortes violentas intencionais.
Pedestres
Os pedestres são o elo mais vulnerável do trânsito. Entre os cuidados que podem adotar no trânsito estão:
Andar e atravessar com atenção total; evitar usar o celular enquanto caminha; redobrar a atenção em áreas aglomeradas e usar roupas claras à noite.
Condutores
Entre os cuidados a serem adotados por condutores no trânsito estão:
Manter distância segura do veículo da frente; ficar atento aos pedestres; reduzir a velocidade em locais com aglomeração; respeitar limites de velocidade e dirigir com previsibilidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários