X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Lula lamenta morte de J. Borges e relembra encontro com o Papa Francisco

Presidente homenageou o artista pernambucano em encontro com o pontífice no Vaticano


Imagem ilustrativa da imagem Lula lamenta morte de J. Borges e relembra encontro com o Papa Francisco
Presidente já presenteou o Papa Francisco com uma obra de Jota Borges |  Foto: Divulgação no X do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta sexta-feira (26) para lamentar a morte de J. Borges, um dos maiores nomes da xilogravura brasileira. Em uma publicação no X, o chefe do Executivo destacou a importância do artista para a cultura popular do país e relembrou um encontro especial em que presenteou o Papa Francisco com uma obra de Borges.

"Nos despedimos hoje de José Francisco Borges, o J. Borges, um dos maiores xilogravuristas do país. Autodidata, começou a trabalhar muito cedo no agreste pernambucano. Fiquei muito feliz de poder levar sua arte até o Papa. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores deste grande artista do nosso país", escreveu Lula.

Em 2023, durante uma visita ao Vaticano, Lula presenteou o Papa Francisco com uma xilogravura de J. Borges. Na ocasião, os líderes discutiram temas como a guerra na Ucrânia, o combate à fome e as mudanças climáticas. A arte brasileira, representada pela obra de Borges, serviu como um elo entre as duas personalidades e suas causas.

A morte de J. Borges representa uma grande perda para a cultura brasileira. O artista, conhecido por suas xilogravuras que retratam o cotidiano e a cultura popular do Nordeste, deixou um legado importante para as futuras gerações. Veja causa da morte e saiba o que outras autoridades falaram sobre o assunto.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou luto de 3 dias no estado, por causa da morte de J. Borges, que foi pintor, poeta, cordelista e xilogravurista.

"J. Borges foi um herói que levou Bezerros, o Agreste e Pernambuco para o mundo. E vai deixar uma saudade imensa. Mas a sua grandiosidade permanecerá aqui pelas mãos de seus filhos, discípulos e centenas de xilogravuras que representam tão bem a nossa cultura. Meus pêsames aos familiares e amigos”, declarou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: