Lula ataca Trump, Bolsonaro e filho de Bolsonaro em discurso duro na Hemobrás
Logo no início, classificou como “uma insensatez” a decisão do ex-presidente norte-americano de impor tarifas adicionais contra o Brasil
Escute essa reportagem

Durante inauguração da fábrica Hemobrás, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso duro, nesta quinta-feira (14), contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Logo no início, classificou como “uma insensatez” a decisão do ex-presidente norte-americano de impor tarifas adicionais contra o Brasil. “O que é uma mentira”, disse, ao contestar o argumento de déficit comercial apresentado por Trump.
Lula apresentou números para rebater o tarifaço: nos últimos 15 anos, os EUA acumularam superávit de US$ 410 bilhões nas relações comerciais com o Brasil. “Não tem explicação”, reforçou, acusando Trump de distorcer dados e de agir contra um parceiro histórico.
Em tom de enfrentamento, afirmou que “não é daqueles que falam fino com os americanos e grosso com a Bolívia” e que não vai “ficar rastejando” diante de pressões externas. “Eu aprendi a andar de cabeça erguida. E quem aprende a andar de cabeça erguida, se baixar a cabeça, eles colocam uma cangaia. E se deixar colocar a cangaia, não levanta mais.”
As críticas se estenderam a Bolsonaro, rebatendo a narrativa de Trump de que o ex-presidente é vítima de perseguição. “Ele está sendo julgado porque os comparsas dele delataram ele”, disse, citando acusações como tentativa de golpe, incentivo a atos violentos e planejamento de atentados. Lula afirmou ainda que Bolsonaro deveria ser responsabilizado internacionalmente pelas mortes na pandemia: “Pelo menos 300 mil mortes é da irresponsabilidade dele de respeitar remédio que não prestava para nada”.
O petista também mirou no filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, acusando-o de trair o país ao instigar autoridades americanas contra o Brasil. “Vocês têm que pedir a cassação dele, porque ele está traindo o país. Essa é a verdadeira traição da pátria.”
Veja também: João Campos lidera corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026, aponta pesquisa
Hemobrás e promessas

O discurso, que durou mais de 40 minutos, ocorreu durante a inauguração da fábrica da Hemobrás, anunciada em 2004. Lula destacou que a escolha de Goiana (PE) só foi possível pela articulação do então ministro da Saúde, Humberto Costa. “Eu autorizei fazer, mas quem pensou foi ele e quem foi conversar comigo de que Pernambuco tinha condição de fazer uma fábrica foi o Humberto.”
Saiba mais: Veja agenda de Lula em Pernambuco
Veja quando a Hemobrás começou a ser idealizada e entenda a demora na entrega da fábrica
Segundo o governo federal, a construção da Hemobrás recebeu investimento de R$ 1,9 bilhão. A unidade foi projetada para processar o plasma humano excedente coletado em 72 hemocentros públicos e serviços de hemoterapia no país, com a finalidade de produzir medicamentos e insumos de alto custo, como albumina, imunoglobulina e os Fatores de Coagulação VIII e IX.

Transnordestina
Além dos ataques a Trump e Bolsonaro, Lula reafirmou o compromisso de concluir a Ferrovia Transnordestina, mas sem falar sobre a polêmica envolvendo o trecho de Pernambuco, Ele também anunciou o programa Agora Tem Especialistas, que usará hospitais privados para reduzir filas de consultas e exames no SUS.
O presidente voltou a defender a regulamentação das plataformas digitais para combater crimes como pedofilia e discurso de ódio. “Nós não vamos permitir a loucura que se faz contra criança e adolescente. E ele [Trump] tem que saber que quem manda nesse país é o povo brasileiro.”
A ausência da governadora Raquel Lyra (PSD) no evento e a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), também marcaram o ato, que teve forte tom político.
Se quiser, já posso integrar mais trechos literais do PDF para deixar ainda mais “na voz” de Lula, sem perder o ritmo jornalístico. Isso deixaria a matéria mais potente e com mais “pancada” como no discurso original. Quer que eu faça assim?
Veja a inauguração da Hemobrás
Está oficialmente inaugurada a nova fábrica da Hemobrás em Goiana, Pernambuco! Viva o SUS, viva a produção científica brasileira, viva a soberania do nosso país 🙌🇧🇷 pic.twitter.com/SqEYz9kuT4
— Governo do Brasil (@govbr) August 14, 2025
Veja mais em instantes
Comentários